SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Pará registra 75 mortes em cinco dias

Capanema esta entre as cidades mais violentas do nordeste paraense
1.732 views

Com uma média acima do normal, o Pará¡ registrou nos últimos 5 dias 75 assassinatos. Nossas equipes de reportagem, na capital e no interior, contabilizaram números de uma verdadeira guerra. Das 25 cidades mais violentas do Brasil, o municá­pio de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, figura na 7ª colocação. E os números registrados entre sexta-feira (11) e ontem comprova a estatá­stica com uma média de 15 homicá­dios a cada 24 horas. Os destaques dos 5 dias de violáªncia ficaram com o municá­pio de Castanhal, na região nordeste do Estado, com um total de 5 assassinatos, seguido de Tucuruá­ e Altamira, com 4, e Santarém e Vigia, com 3 assassinatos cada.

Observou-se também casos de latrocá­nio (roubo seguido de morte), como o do que foi vá­tima o sargento PM Aldonildo, no municá­pio de Vigia de Nazaré, e do estudante Hugo Andrey, de 18 anos, roubado e morto com uma certeira facada no peito, em uma parada de á´nibus no conjunto Julia Seffer, em Ananindeua.

Outro fato que chamou a atenção dos repórteres do DIáRIO foi a morte de um jogador de futebol da categoria sub-17 do Clube do Remo. O rapaz, de 16 anos, foi morto com vá¡rios tiros na passagem Doutel, com a travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém.

Alguns indicadores mostram a precariedade dos sistemas de contenção da violáªncia no Pará¡. Ao todo, 907 roubos foram nesses 5 dias, sendo que apenas 3% dos ladráµes acabaram presos. Outro dado: metade deles foram liberados após audiáªncia de custódia na Justiça.

As estratégias do Sistema de Segurança Pública do Pará¡ e os métodos obsoletos de investigação não estão conseguindo conter significativamente o grande volume de crimes. Faltam investimentos, material humano e vontade polá­tica para proteger a sociedade.

Apesar da criação da Divisão de Homicá­dios da Polá­cia Civil, há¡ 10 anos, o volume de assassinatos no Estado é tamanho que apenas 10% chegam a ser esclarecidos. A maioria acaba mofando e virando estatá­stica, principalmente no interior, onde o abandono do aparelho de segurança é visá­vel.

Os municá­pios onde os assassinatos foram registrados são Santarém, Novo Repartimento, Itaituba, Marabá¡, Jacundá¡, Altamira, Tucuruá­, Castanhal, São Miguel do Guamá¡, Vigia, São Domingos do Araguaia, Breves, Parauapebas, Uruará¡, Concórdia do Pará¡, Pacajá¡, Tailá¢ndia, Santa Izabel do Pará¡, Canaã dos Carajá¡s, Cametá¡, Afuá¡, Floresta do Araguaia, Itupiranga, Santa Maria do Pará¡, Anapu, Nova Ipixuna e Novo Progresso.

(J.R. Avelar/Diá¡rio do Pará¡)

Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
eletromoveisd-1
e2eb1387-1985-4d88-9213-5b36ff2f66d9
previous arrow
next arrow