Pará registra 75 mortes em cinco dias
Com uma média acima do normal, o Pará¡ registrou nos últimos 5 dias 75 assassinatos. Nossas equipes de reportagem, na capital e no interior, contabilizaram números de uma verdadeira guerra. Das 25 cidades mais violentas do Brasil, o municápio de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, figura na 7ª colocação. E os números registrados entre sexta-feira (11) e ontem comprova a estatástica com uma média de 15 homicádios a cada 24 horas. Os destaques dos 5 dias de violáªncia ficaram com o municápio de Castanhal, na região nordeste do Estado, com um total de 5 assassinatos, seguido de Tucuruá e Altamira, com 4, e Santarém e Vigia, com 3 assassinatos cada.
Observou-se também casos de latrocánio (roubo seguido de morte), como o do que foi vátima o sargento PM Aldonildo, no municápio de Vigia de Nazaré, e do estudante Hugo Andrey, de 18 anos, roubado e morto com uma certeira facada no peito, em uma parada de á´nibus no conjunto Julia Seffer, em Ananindeua.
Outro fato que chamou a atenção dos repórteres do DIáRIO foi a morte de um jogador de futebol da categoria sub-17 do Clube do Remo. O rapaz, de 16 anos, foi morto com vá¡rios tiros na passagem Doutel, com a travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém.
Alguns indicadores mostram a precariedade dos sistemas de contenção da violáªncia no Pará¡. Ao todo, 907 roubos foram nesses 5 dias, sendo que apenas 3% dos ladráµes acabaram presos. Outro dado: metade deles foram liberados após audiáªncia de custódia na Justiça.
As estratégias do Sistema de Segurança Pública do Pará¡ e os métodos obsoletos de investigação não estão conseguindo conter significativamente o grande volume de crimes. Faltam investimentos, material humano e vontade polática para proteger a sociedade.
Apesar da criação da Divisão de Homicádios da Polácia Civil, há¡ 10 anos, o volume de assassinatos no Estado é tamanho que apenas 10% chegam a ser esclarecidos. A maioria acaba mofando e virando estatástica, principalmente no interior, onde o abandono do aparelho de segurança é visável.
Os municápios onde os assassinatos foram registrados são Santarém, Novo Repartimento, Itaituba, Marabá¡, Jacundá¡, Altamira, Tucuruá, Castanhal, São Miguel do Guamá¡, Vigia, São Domingos do Araguaia, Breves, Parauapebas, Uruará¡, Concórdia do Pará¡, Pacajá¡, Tailá¢ndia, Santa Izabel do Pará¡, Canaã dos Carajá¡s, Cametá¡, Afuá¡, Floresta do Araguaia, Itupiranga, Santa Maria do Pará¡, Anapu, Nova Ipixuna e Novo Progresso.
(J.R. Avelar/Diá¡rio do Pará¡)
Nosso Whatsapp
Clique aqui