Filme 'Praça Amazonas', de Ramiro Quaresma, representa o norte em festival de cinema no Rio; veja

Direcionado pelo documentarista e pesquisador paraense Ramiro Quaresma, o curta-metragem “Praça Amazonas” é o único representante da região Norte na Mostra Competitiva Nacional do Curta Cinema Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. O evento, que ocorre de 28 de abril a 8 de maio, faz parte do calendário cultural da cidade há anos. Com uma narrativa íntima e poética, o filme conecta as memórias do diretor às origens de seus avós em Abaetetuba, no Pará. Única produção nortista na mostra, a obra parte de um engenho de cachaça no interior do estado até uma casa na Praça Amazonas em Belém.
Doutor em cinema e mestre em artes, Ramiro tem raízes às margens do Rio Maratauira, afluente do Rio Tocantins que banha Abaetetuba. Ele combina imagens inéditas e arquivos para construir uma narrativa sobre memória e esquecimento, utilizando as ruínas da Praça Amazonas como metáfora do tempo. As transformações urbanas são filtradas pela nostalgia do passado. “Escrevo sobre cinema paraense há anos. Quando decidi fazer um documentário, escolhi a trajetória dos meus avós de Abaetetuba para Belém porque ela sintetiza essas duas cidades, uma história comum como a de tantas famílias que migram do interior para a capital”, destaca Ramiro.
- O Curta Cinema recebeu mil inscrições de países.
- Um dos principais festivais da América Latina, a seleção de “Praça Amazonas” reforça a relevância do cinema amazônico.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui