
Nas eleições de milhões de brasileiros vão às urnas para a escolha de seis candidatos para o Executivo e Legislativo ao nível estadual e nacional, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O primeiro turno das eleições acontece no dia de outubro e um eventual segundo turno pode acontecer no dia do mesmo mês. Ainda de acordo com o TSE, serão vagas para o cargo de deputado federal, deputado estadual e deputado distrital. No Senado, cadeiras serão renovadas, o que representa dois terços do total de senadores.
No Executivo, uma chapa é escolhida em cada estado e no Distrito Federal para governador e vice-governador, e uma chapa é eleita para presidente e vice-presidente da República. Em uma eleição geral, existem dois sistemas eleitorais: proporcional e majoritário. Os deputados são eleitos pelo sistema proporcional, enquanto os senadores, os governadores e o presidente são escolhidos por meio do sistema majoritário.
No sistema proporcional, as vagas são distribuídas entre os partidos e as federações. As cadeiras são preenchidas pelos candidatos mais votados dentro das legendas, segundo o cálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A conta de quantas vagas cada partido terá é feita com base no cálculo do quociente eleitoral. O TSE calcula quantos foram os votos válidos, excluindo os nulos e os votos em branco, e divide pelo número de vagas disponíveis.
O sistema majoritário é simples e baseado na quantidade de votos. Nessas disputas, o candidato com a maior quantidade de votos ganha. No caso de governadores e presidente, a chapa precisa de mais de 50% dos votos válidos para vencer em primeiro turno. Caso contrário, a eleição será decidida em segundo turno entre os candidatos mais votados.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui





