Debates sobre flexibilizações ganham força, mas ainda dividem opiniáµes em Capanema.
Nesta quarta-feira, 20, o vereador Presidente da Cá¢mara Municipal de Capanema, Pedro Paulo – DEM, oficializou o executivo municipal solicitando um estudo para flexibilização e abertura do comercio local após o lockdown. O ato ganhou aprovação imediata de grande parte dos empresá¡rios capanemenses.
Para o Empresá¡rio capanemense Antonio Kauati, é importante a flexibilização, mas não se pode abrir mão de medidas de isolamento das pessoas dos grupos de risco.
Em conversa com nossa equipe, o secretario de indústria e comércio, Marcelo Pierre, disse que os números e a curva exponencial ainda não sugerem flexibilização, porém, sua equipe já¡ está¡ produzindo um estudo técnico que ampare uma futura decisão do executivo municipal.
Sobre o termá´metro de tendáªncia de flexibilização que começou a ser planejado na capital: “Precisamos considerar a redução do contá¡gio e da procura pelas unidades de saúde na região metropolitana, bem como as medidas de isolamento adotadas em Capanema associado a aquisição da medicação em tempo há¡bil pela prefeitura serão pontos positivos para que Capanema possa flexibilizar a atividade comercial mais cedo que a média da região nordeste do estadoâ€, concluiu Pierre.
Em conversa com nossa equipe, o vice presidente da sociedade brasileira de farmacáªuticos e farmá¡cias comunitá¡rias Renato Cavalcante, disse que todas as decisáµes no á¢mbito público, precisam estar respaldadas na ciáªncia. “Não podemos andar na contra mão da OMS. Antes de falarmos em flexibilização, precisamos falar de redução dos números de novos casos para que a nossa estrutura hospitalar que possa dar conta do recado. Flexibilizar no momento errado pode trazer um caos de saúde pública inimaginá¡vel. Não consigo ver uma população doente indo as comprasâ€, afirmou.
Em meio a população não há¡ maioria para nenhum lado da questão, prevalecendo as divergáªncias. Vale lembrar que o executivo municipal tem seguido em absoluta harmonia com as orientações e determinações do governo estadual, isso pode ser um indicativo claro que, apesar dos debates em alta, o municápio não irá¡ frouxar as medidas de isolamento social até que o estado inicie um plano de flexibilização para todo o Pará¡.
FONTE: PORTAL CAPANEMA
Nosso Whatsapp
Clique aqui