Secretária de Saúde de Capanema culpa usuários por aglomeração em postos de vacinação
Idosos e familiares apontaram a falta de organização como principal culpado pelas aglomerações.
A Secretária de Saúde de Capanema Waldimary Freitas culpou os usuários pelas aglomerações durante a vacinação de idosos que estão acontecendo no Centro de Especialidades Médicas – CEM e na Câmara em Capanema.
“…ainda teve aglomeração, porque? porque as pessoas chegam de uma vez só, chegam tudo 8hs da manhã. Olha, 8hs da manhã tava um sufoco!”, disse a secretária durante uma entrevista para uma rádio local.
Nas imagens que circularam na internet na última semana é possível ver uma grande aglomeração com várias pessoas idosas, pertencentes ao grupo de risco da COVID-19, suscetíveis a efeitos mais graves da doença. “mesmo com toda nossa tentativa de organização… mesmo assim aglomerou…” disse Waldimary.
A gestora pediu para os idosos não chegarem todos às 8hs, mas, não apresentou nenhuma medida que pudesse organizar o início da vacinação que está marcada para iniciar as 8hs.
Já os usuários que procuraram o posto de vacinação, culparam a falta de organização e respeito com os idosos que teriam que esperar no sol.
“Está assim todo dia. Tem muitos idosos. Nem todo mundo pode esperar em fila”, reclamou um usuário.
Nas imagens não é possível observar se há fiscalização sobre o cumprimento dos protocolos de saúde decretados pela própria gestão para evitar a disseminação do coronavírus.
Vale lembrar que o distanciamento social é uma das principais recomendações das autoridades de saúde para evitar a disseminação da Covid-19. Na opinião de especialistas, o caso em questão é de competência da própria prefeitura que deveria planejar e organizar todo o período de vacinação assim como vem ocorrendo em outras cidades.
Por Portal Capanema