home NOTÍCIAS 1.021 views # Cultura em Movimento

PROJETO CULTURA EM MOVIMENTO LEVA QUALIFICAÇÃO GRATUITA PARA 5 MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORDESTE DO PARÁ.

A Programação no município inicia 20h com show do Mestre Manoel Cordeiro e dos convidados: Ponto interior, Redima, Carimbó Ouricuri, Unidos do Carimbó, Estação Carimbó, Oliver e Dick Casanova.

Nesta sexta, 19, inicia em Capanema  a programação do circuito itinerante de arte e cultura CULTURA EM MOVIMENTO. A Programação no município inicia 20h com show do Mestre Manoel Cordeiro e dos convidados: Ponto interior, Redima, Carimbó Ouricuri, Unidos do Carimbó, Estação Carimbó, Oliver e Dick Casanova. A programação segue no sábado, dia 20, na Ufpa, com Roda de conversa na Ufpa (8 horas) e workshop de Introdução à produção musical com Mestre Manoel Cordeiro (a partir das 10h30). No domingo, dia 20, também no campus da Ufpa em Capanema, tem oficina de elaboração de projetos culturais, a partir das 08h.

Viabilizar a formação de 150 agentes culturais, pertencentes a 22 municípios, nos campos de produção, comunicação, elaboração de projetos culturais gratuitamente. Essa é a expectativa do projeto Cultura em movimento – Circuito itinerante de arte e cultura. A programação do circuito é composta por rodas de conversas, oficinas, palestras, workshops e apresentações musicais do mestre Manoel Cordeiro e acontecerão até outubro deste ano,  em Capanema, Bragança, São Miguel do Guamá, Capitão Poço e Salinópolis. O circuito é realizado pelo Cultura em Movimento e pelo  Instituto Arco Norte.

Segundo o coordenador de comunicação, Sidney Maldonado, “o Cultura em Movimento surge dessa necessidade de oferecer ferramentas para a profissionalização da produção cultural do nordeste paraense, reduzir a carência de formação técnica nessa região do estado e preparar nossos talentos para terem a visibilidade e reconhecimento merecidos em um cenário de escassez de emprego”. O circuito estimula e compartilha informações que fomentam o consumo de arte produzida na região, contribuindo para a formação de uma cadeia produtiva de economia criativa. Segundo o publicitário capanemense Marcelo Zeno, o valor deste circuito está em apresentar e mostrar a potência dos talentos que estão pertos de nós, muitas vezes nas nossas cidades e mostrar que eles estão prontos para ganhar o  mundo”.

ESTÍMULO AO AVANÇO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Além da formação técnica, o circuito objetiva compartilhar e estimular o debate acerca do avanço de políticas públicas. Segundo o coordenador geral, Geovane Maximo, “o objetivo também é estimular o interesse de participação cidadã ao apontar para a sociedade caminhos para a implantação do Sistema Municipal de Cultura em Capanema por meio da lei municipal nº 6.351/2014”. Ele defende que Capanema tem se tornado uma referência nas cidades vizinhas para as possibilidades de cobrança dos artistas por políticas públicas permanentes de incentivo à cultura seja por meio das atividades do circuito ou pela comunicação digital do circuito que compartilha informações sobre as possibilidades de inserção dos artistas e apoio público.

 

PROGRAMAÇÃO

Nesta edição o circuito ofertará: 5 oficinas de elaboração de projetos culturais, 1 oficina de comunicação cultural com a jornalista e cineasta Joyce Cursino, 4 Palestras culturais, 5 Workshops de Iniciação à Produção Musical e 5 Apresentações musicais do Mestre Manoel Cordeiro e convidados.

 

1.021 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 19/08/2022
COMENTE:
rgr capanema1
rgr capanema1
previous arrow
next arrow
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
previous arrow
next arrow