home NOTÍCIAS 3.142 views #

Movimento estudantil apresenta projeto de Permacultura para secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, em Capanema.

A Permacultura é um conceito fundado em éticas e princípios, que envolvem técnicas, o desenho e interferências nos sistemas ambientais.

Nesta terça e quarta-feira, 14 e 15 de Março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) receberam das mãos dos estudantes reunidos no Movimento Estudantil Unificado (MEU), o projeto Permacultura em Capanema: caminhos para o bem viver, que tem por objetivo difundir ações que estimulem hábitos mais sustentáveis em Capanema, a partir da criação de hortas em escolas, comunidades e quintais, estabelecendo parcerias com o poder público e instituições de ensino superior locais, UFRA e UFPA, promovendo a extensão universitária à medida em que se produz resultados positivos na realidade local.

A Permacultura é um conceito fundado em éticas e princípios, que envolvem técnicas, o desenho e interferências nos sistemas ambientais. Seu objetivo é desenvolver áreas humanas produtivas, respeitando os ciclos naturais e o equilíbrio dos biomas, engloba: a economia, ética, sistemas de captação e tratamento de água, promove a biodiversidade, a estabilidade natural e a saúde dos ecossistemas, estimula a produção de alimentos saudáveis (orgânicos), a construção de habitações ecológicas e a captação de energia usando fontes limpas e renováveis.


As reuniões foram realizadas na terça-feira, 13/03, com a equipe técnica da secretaria de meio ambiente e nesta quarta-feira, 14/03, com o secretário de agricultura Oscar Ishi. Atendendo à solicitação dos estudantes em conhecer e debater o plano de trabalho das secretarias para 2017, e apresentar as propostas e ações do movimento, tendo em vista unir forças entre poder público e sociedade civil organizada para implementar políticas públicas no município com base na sustentabilidade e no bem viver.


Após o projeto de criação de um Cursinho Popular gratuito, o projeto de Permacultura passa a ser o segundo entregue esse ano pelo movimento ao poder público, e o primeiro em parceria com o Grupo Universitário de Apoio ao Meio Ambiente (GUAMA). Incentivando projetos e pesquisas que proporcionem o intercâmbio de saberes e práticas entre academia e produtores rurais, principalmente os da Agricultura Familiar, visando adequar a produção de alimentos em Capanema segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina no mínimo 30% do valor repassado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, e que por não está alinhado à Lei nº 11.947 deixa de gerar renda para muitas famílias da zona rural.

O movimento solicitou também reunião com o Prefeito e secretarias de cultura e educação para conhecer o plano de gestão de cada uma e debater propostas. O projeto está disponível em nosso site, e para mais informações você pode entrar contato e se manter informado pela página no Face book MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIFICADO – CAPANEMA, ou pelos contatos: Telefone – (91) 3462-4663 / (91) 98513-2674 e E-mail: movimentoestudantilcapanema@gmail.com.

Fonte, informações e Fotos: Mov. Estudantil Unificado

3.142 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 15/03/2017
COMENTE:
rgr capanema1
rgr capanema1
previous arrow
next arrow
rgr capanema
rgr capanema
previous arrow
next arrow