Movimento estudantil apresenta projeto de Permacultura para secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, em Capanema.
Nesta terça e quarta-feira, 14 e 15 de Março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) receberam das mãos dos estudantes reunidos no Movimento Estudantil Unificado (MEU), o projeto Permacultura em Capanema: caminhos para o bem viver, que tem por objetivo difundir ações que estimulem há¡bitos mais sustentá¡veis em Capanema, a partir da criação de hortas em escolas, comunidades e quintais, estabelecendo parcerias com o poder público e instituições de ensino superior locais, UFRA e UFPA, promovendo a extensão universitá¡ria á medida em que se produz resultados positivos na realidade local.
A Permacultura é um conceito fundado em éticas e princápios, que envolvem técnicas, o desenho e interferáªncias nos sistemas ambientais. Seu objetivo é desenvolver á¡reas humanas produtivas, respeitando os ciclos naturais e o equilábrio dos biomas, engloba: a economia, ética, sistemas de captação e tratamento de á¡gua, promove a biodiversidade, a estabilidade natural e a saúde dos ecossistemas, estimula a produção de alimentos saudá¡veis (orgá¢nicos), a construção de habitações ecológicas e a captação de energia usando fontes limpas e renová¡veis.
As reuniáµes foram realizadas na terça-feira, 13/03, com a equipe técnica da secretaria de meio ambiente e nesta quarta-feira, 14/03, com o secretá¡rio de agricultura Oscar Ishi. Atendendo á solicitação dos estudantes em conhecer e debater o plano de trabalho das secretarias para 2017, e apresentar as propostas e ações do movimento, tendo em vista unir forças entre poder público e sociedade civil organizada para implementar poláticas públicas no municápio com base na sustentabilidade e no bem viver.
Após o projeto de criação de um Cursinho Popular gratuito, o projeto de Permacultura passa a ser o segundo entregue esse ano pelo movimento ao poder público, e o primeiro em parceria com o Grupo Universitá¡rio de Apoio ao Meio Ambiente (GUAMA). Incentivando projetos e pesquisas que proporcionem o intercá¢mbio de saberes e prá¡ticas entre academia e produtores rurais, principalmente os da Agricultura Familiar, visando adequar a produção de alimentos em Capanema segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina no mánimo 30% do valor repassado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de gáªneros alimentácios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, e que por não está¡ alinhado á Lei nª 11.947 deixa de gerar renda para muitas famálias da zona rural.
O movimento solicitou também reunião com o Prefeito e secretarias de cultura e educação para conhecer o plano de gestão de cada uma e debater propostas. O projeto está¡ disponável em nosso site, e para mais informações voc᪠pode entrar contato e se manter informado pela pá¡gina no Face book MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIFICADO – CAPANEMA, ou pelos contatos: Telefone – (91) 3462-4663 / (91) 98513-2674 e E-mail: movimentoestudantilcapanema@gmail.com.
Fonte, informações e Fotos: Mov. Estudantil Unificado
Nosso Whatsapp
Clique aqui