home NOTÍCIAS 370 views # Patroleo

Petrobras encontra petróleo na costa de Salinópolis más diz que ainda não há viabilidade

Informação foi dada durante audiência pública realizada em Salinópolis.

Na Tarde dessa última sexta (09) de agosto de 2013, a equipe do PortalCapanema, esteve acompanhando a audiência Pública que aconteceu em Salinópolis e tratou de esclarecimentos sobre a possível existência e exploração de petróleo no Pará. A autoria é do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA). Vários prefeitos da região estiveram presentes no evento além de varias autoridades.

Petrobras encontra Petróleo na costa de Salinópolis

Segundo a Petrobras, foi realizada uma perfuração na região em 2011 que detectou a presença de óleo de baixa densidade, o tipo que possui o maior valor comercial, a uma distância de aproximadamente 250km da costa do Pará, porem, ainda não viabilidade para exploração tendo em vista a pouca estrutura da região para abrigar este tipo de industria.

Veja os detalhes:
Sonda que perfurou os poços para pesquisa na costa paraense (Foto exclusiva)

Petrobras encontra Petróleo na costa de Salinópolis

A possível presença de petróleo na região sempre foi uma esperança de desenvolvimento para a região, com a expectativa da geração de empregos e o aumento de renda. No entanto, pouco se sabia de concreto acerca das operações que darão início à extração. Segundo a ANP, a área da bacia ofertada na 11ª rodada é pouco explorada, com potencial para óleo leve (de excelente qualidade) com grau API (escala do American Petroleum Institute que mede a densidade do óleo) em torno de 40. A bacia integra a margem equatorial do Brasil, que engloba a costa dos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Petrobras encontra Petróleo na costa de Salinópolis

A Audiência contou com a participação de João José de Nora Souto, representante do governo federal e Ministro Adjunto de petróleo, Gás Natural e combustíveis renováveis que fez uma apresentação tratando de uma forma nacional o assunto aos presentes e disse que encontros como este realizado em Salinópolis tem justamente a função de tirar dúvidas como as do secretário. “A audiência tem esse objetivo, de mostrar para a população o potencial dessa região. Ela esta acontecendo pois foram adquiridos muitos blocos que agora estão na fase de exploração, o que ainda não significa que se tornara comercial. Isso depende de pesquisas e analises”.

Petrobras encontra Petróleo na costa de Salinópolis

Já o gerente executivo da Petrobras, Mauro Mendes, informou que as reservas de petróleo do litoral nordeste do Pará podem ter viabilidade comercial apenas no futuro e que no momento, ainda não há viabilidade. Mauro disse ainda que a Petrobras ainda está realizando análises para estudar a possibilidade de extrair o óleo, já que o direito de exploração foi adquirido pela Petrobras em leilão realizado em maio deste ano. Ainda segundo a Petrobras, a meta seria perfurar 13 poços até 2015, mas ainda não há previsão de produção de petróleo no estado.

Fonte: Portal Capanema
Imagens: Portal Capanema

 

370 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 07/08/2019
COMENTE:
Slider
Slider