SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Sicredi_-__Banner_de_Site_-_979x408px
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_979x408px
previous arrow
next arrow

Cem dias de invasão da Ucrá¢nia: como a guerra relá¢mpago de Putin foi frustrada e virou um conflito de desgaste

Depois de tomar o porto estratégico de Mariupol, que permite ligar a Rússia com a Crimeia, uma vitória militar no Donbass seria uma ótima notícia para a Rússia.
431 views

O texto Ucrânia as forças russas reduziram suas ambições e concentram na conquista da região do Donbass onde travam uma guerra de desgaste 100 dias após o início do conflito.

A tática de rolo compressor de Moscou para controlar gradualmente o Donbass parece estar dando frutos. Apesar da resistência ucraniana, as forças russas agora controlam uma parte crucial da cidade de Severodonetsk.

Apesar de tudo, o rolo compressor certamente avança, mas de maneira trabalhosa, uma subjugação militar, explica Mathieu Boulgue, especialista do centro de estudos Chatham House.

Nas próximas semanas, Moscou vai precisar passar militarmente de uma guerra de movimentos para uma guerra de posições. Seu material não se regenera, suas forças estão esgotadas, prevê o analista.

Depois de tomarem o controle do porto estratégico de Mariupol no sudeste, que permite ligar a Rússia com a península da Crimeia, uma vitória militar no Donbass seria uma má notícia para Vladimir Putin.

As forças russas abriram três frentes ao mesmo tempo: no norte, em direção a capital Kiev, no leste e no sul. A ofensiva no país vizinho mobilizou 160 mil soldados.

Isso representa uma relação de forças um pouco superior a um contra um em relação aos ucranianos. A doutrina militar prega não tanto uma proporção de três contra um para lançar um ataque.

Ambições reduzidas

Moscou iniciou a operação militar especial sem conseguir primeiro conquistar a supremacia aérea e rapidamente começou a mostrar seus limites contra uma defesa ucraniana ágil e treinada durante anos por instrutores da Otan. As tropas ucranianas subestimadas pela Rússia e que recebem armamento anti-tanques e anti-aéreos do Ocidente infligiram perdas consideráveis aos russos, que foram obrigados a modificar seus objetivos um mês depois do início do conflito.

A Rússia decidiu concentrar as atenções na bacia de mineração do Donbass, leste da Ucrânia. Isso representa uma ambição menor, acompanhada por esforços para solucionar deficiências militares do início do conflito.

Vimos os russos remediando algumas dificuldades, especialmente no plano logístico. Donbass fica no extremo leste do país, mais próximo da Rússia e das suas linhas orgânicas de abastecimento, disse o porta-voz do Pentágono John Kirby.

No plano tático, eles utilizam unidades menores, executam pequenos movimentos e tentam estabelecer uma coordenação melhor entre as operações aéreas e terrestres.

A artilharia russa passou a bombardear em grande escala as posições ucranianas para tentar enfraquecer as defesas e avançar. Mas os ucranianos se aferroaram ao terreno nas trinche

Carregando fotos...
Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_250x500px
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_250x500px
previous arrow
next arrow