
A FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo) anunciou a abertura de mil vagas para o PEDUCA (Programa de Educação Alimentar Integrando Ciência, Escola e Saúde). O curso, totalmente gratuito e a distância, é voltado especificamente a servidores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e das secretarias municipais de Educação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril por meio do sistema Apolo da USP. A formação terá início em 4 de maio estendendo-se até 14 de agosto.
Diferente de cursos técnicos tradicionais de nutrição, o PEDUCA propõe uma visão ampliada da alimentação como um tema transversal no cotidiano escolar. O objetivo é capacitar profissionais da educação para que compreendam a relação entre saúde pública, cultura e políticas educacionais. A grade curricular foi desenhada para conectar o conhecimento científico às práticas de sala de aula, abordando desde a história da alimentação até a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em projetos escolares.
História e Cultura, sob coordenação de Ana Paula de Queiroz Mello, este bloco explora as práticas alimentares ao longo do tempo e o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira. Saúde e Prevenção, ao cargo de Nágila Raquel Teixeira Damasceno, as aulas focam em fundamentos de nutrientes e na prevenção de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão. Ambiente Escolar e Políticas Públicas, ministrado por Lívia Alvarenga, o módulo discute o marketing de alimentos, segurança alimentar e programas fundamentais como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o Programa Saúde na Escola (PSE).
Fonte: cnnbrasil.com.br
Compartilhe este conteúdo:
