SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Vará­ola dos macacos: Ministério da Saúde monitora dois casos da doença no Brasil

Primeiro caso da varíola dos macacos na América Latina foi identificado na Argentina
477 views

”Ministério da Saúde monitora dois casos suspeitos da vará­ola dos macacos no Brasil ,casos monitorados são em Santa Catarina e no Ceará¡ ,primeiro caso da doença confirmado na América Latina foi na Argentina.”

Apesar de o Brasil ainda não ter casos confirmados da vará­ola dos macacos, o Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30) que monitora duas suspeitas da doença. Uma delas é em Santa Catarina e outra no Ceará¡.

“Até o momento, não há¡ casos confirmados da vará­ola dos macacos no Brasil. Dois casos estão em investigação dos Estados de Santa Catarina e Ceará¡â€, disse a pasta em nota, divulgada pela agáªncia Reuters.

“O Ministério da Saúde está¡ em contato com os Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilá¢ncia em saúde”, explicou.

A vará­ola dos macacos

A vará­ola dos macacos é uma doença infecciosa que geralmente é leve e endáªmica em partes da áfrica Ocidental e Central. Embora a doença pertença á  mesma famá­lia de vá­rus da vará­ola, seus sintomas são mais leves.

Os infectados geralmente se recuperam em duas a quatro semanas sem hospitalização, mas, em algumas ocasiáµes, a doença é fatal.

Ela é espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

Os sintomas são: dores de cabeça; dores no corpo; nódulos linfá¡ticos inchados; Cansaço e erupções cutá¢neas nas mãos e pés.

Caso confirmado na Argentina

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou neste domingo (22) que foi detectado no paá­s o primeiro caso suspeito da vará­ola dos macacos. No comunicado, o governo disse se tratar de um morador da prová­ncia de Buenos Aires.

De acordo com o ministério, o caso está¡ em investigação e envolve um homem que esteve na Espanha, paá­s que identificou um pequeno surto desta infecção, e regressou para solo argentino ainda na semana passada.

Em nota, a pasta disse que o homem entrou em contato com o serviço de saúde com sintomas “compatá­veis com o da vará­ola dos macacos”. Segundo informações da pasta, o paciente apresentou pequenas feridas em distintas partes do corpo e febre.

A nota relata ainda que o paciente está¡ em bom estado de saúde, em isolamento e recebendo o tratamento para os sintomas.

     Fonte: Yahoo! Notá­cias

Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
eletromoveisd-1
e2eb1387-1985-4d88-9213-5b36ff2f66d9
previous arrow
next arrow