home NOTÍCIAS 387 views # Notícia

Varíola dos macacos: Ministério da Saúde monitora dois casos da doença no Brasil

Primeiro caso da varíola dos macacos na América Latina foi identificado na Argentina

”Ministério da Saúde monitora dois casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil ,casos monitorados são em Santa Catarina e no Ceará ,primeiro caso da doença confirmado na América Latina foi na Argentina.”

Apesar de o Brasil ainda não ter casos confirmados da varíola dos macacos, o Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30) que monitora duas suspeitas da doença. Uma delas é em Santa Catarina e outra no Ceará.

“Até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil. Dois casos estão em investigação dos Estados de Santa Catarina e Ceará”, disse a pasta em nota, divulgada pela agência Reuters.

“O Ministério da Saúde está em contato com os Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, explicou.

A varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que geralmente é leve e endêmica em partes da África Ocidental e Central. Embora a doença pertença à mesma família de vírus da varíola, seus sintomas são mais leves.

Os infectados geralmente se recuperam em duas a quatro semanas sem hospitalização, mas, em algumas ocasiões, a doença é fatal.

Ela é espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

Os sintomas são: dores de cabeça; dores no corpo; nódulos linfáticos inchados; Cansaço e erupções cutâneas nas mãos e pés.

Caso confirmado na Argentina

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou neste domingo (22) que foi detectado no país o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. No comunicado, o governo disse se tratar de um morador da província de Buenos Aires.

De acordo com o ministério, o caso está em investigação e envolve um homem que esteve na Espanha, país que identificou um pequeno surto desta infecção, e regressou para solo argentino ainda na semana passada.

Em nota, a pasta disse que o homem entrou em contato com o serviço de saúde com sintomas “compatíveis com o da varíola dos macacos”. Segundo informações da pasta, o paciente apresentou pequenas feridas em distintas partes do corpo e febre.

A nota relata ainda que o paciente está em bom estado de saúde, em isolamento e recebendo o tratamento para os sintomas.

     Fonte: Yahoo! Notícias

387 viewsPublicado por: Publicador | em: 30/05/2022
COMENTE:
rgr capanema1
rgr capanema1
previous arrow
next arrow
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
previous arrow
next arrow