home NOTICIA GERAL-01 171 views # #UFOPA

Ufopa abre processo seletivo, saiba mais no RD de hoje

Serão ofertadas dez vagas para a turma de 2023


Será instalada hoje, na Assembleia Legislativa, a Comissão Temporária Interna, de Estudo e Acompanhamento sobre segurança e fiscalização do transporte fluvial de passageiros no Pará. A iniciativa do deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, inclui a apresentação do plano de trabalho da comissão de estudo, com o anúncio das datas das oitivas.

Devem integrar o grupo os deputados Martinho Carmona (MDB), Gustavo Sefer (PSD), Alex Santiago (PP) e Ana Cunha (PSDB), além de Bordalo, com a publicação dos nomes dos candidatos no Diário Oficial do Estado de hoje.

CLANDESTINOS

A Comissão de Estudo terá duração de 120 dias de trabalho e busca avaliar os problemas das embarcações clandestinas sucateadas que trafegam nos rios paraenses, muitas vezes colocando em risco a vida de milhares de pessoas. A proposta de comissão havia sido requerida, por Bordalo, em setembro deste ano, após o trágico naufrágio ocorrido na Ilha de Cotijuba vitimando 22 pessoas. A instalação acontecerá no plenário Newton Miranda, depois da sessão ordinária na Casa Legislativa.

SELEÇÃO

A Justiça Federal, em Belém e nas Subseções Judiciárias de Santarém, Marabá, Altamira, Castanhal, Redenção, Paragominas, Tucuruí e Itaituba, terá o horário de expediente modificado nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, datas em que a Seleção Brasileira disputará jogos na Copa do Mundo. Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, quando a Seleção enfrentará Sérvia e Camarões, o expediente vai das 8h às 14h, considerado o horário oficial de Brasília. No dia 28 de novembro, data do jogo Brasil x Suíça, o expediente será das 7h às 11h.

MATINHA

O governador Helder Barbalho participa hoje da inauguração da nova sede da Escola de Samba da Matinha, no bairro de Fátima, em Belém. O Governo do Estado, através da Fundação ParáPaz, firmou convênio com a escola para a reforma da quadra, doando o valor total de R$ 625 mil. O espaço, além de desenvolver atividades carnavalescas, realiza outros serviços de acolhimento à população em vulnerabilidade, através de projetos sociais, como a escola de ritmo e instrumentos musicais e aulas de balé. A reestruturação dará maior conforto e qualidade à comunidade.

JUVENTUDE

Adolescentes do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua) dominaram a plenária preparatória do Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Igarapé Miri. Os adolescentes dos bairros do Guamá, Terra Firme, Condor e Universitário apresentaram ideias para diversas áreas, como por exemplo, educação, segurança e saneamento básico. Eles também escolheram os conselheiros que vão representar bairros e distritos no Congresso dos Adolescentes, que será realizado no Centur, dia 30.

RODOVIA

Será entregue hoje, às 10h, em Capanema, a rodovia PA-448, que beneficia a região do Caeté paraense. O ato solene terá a presença do governador Helder Barbalho e de Adler Silveira, titular da secretaria de Estado de Transportes (Setran). A nova PA-448, que tem 27 quilômetros, foi totalmente reconstruída e pavimentada. A estrada é alternativa à rodovia federal BR-308, no trecho entre as cidades de Capanema e Bragança, passando por várias agrovilas, além de ser rota da antiga estrada de ferro, que é patrimônio histórico do Pará.

LINHA DIRETA

A Ufopa está ofertando dez vagas para a turma 2023 do Mestrado Profissional em Letras a quem tem diploma de graduação na área com habilitação em Português e a professores efetivos do idioma no Ensino Fundamental para a na rede pública. Confira aqui o edital e mais informações (página do Profletras/Ufopa). Os interessados devem se inscrever na página da Comperve, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

O Brasil será o primeiro país do mundo a enviar alertas de desastres, avisos sobre riscos e dicas de autoproteção da Defesa Civil pelo WhatsApp. A ação é fruto de parceria da Defesa Civil Nacional com o aplicativo de mensagens e Robbu.

O Judiciário quer a avaliação da sociedade sobre o acesso ao sistema de Justiça, acompanhamento processual e efetividade dos serviços prestados a fim de planejar e desenvolver de melhorias. O link para pesquisa está disponível aqui.

Amanhã, quarta-feira, dia 23, o Sindicato Rural de Redenção recebe o evento técnico gratuito do Rally da Pecuária. Em uma década, a atividade nacional aumentou a produtividade em 2,3% ao ano, enquanto o público do Rally vem aumentando no ritmo de 5,7% ao ano.

O coordenador da expedição técnica que avalia a pecuária de corte no país, Maurício Palma Nogueira, abordará, entre outros temas, projeções de preços e perspectivas do ciclo pecuário, as perspectivas para carne bovina até 2030 e investimentos e mudança no orçamento das fazendas.

Para promover negócios inovadores de apoio à manutenção da floresta em pé, a fundação Certi acaba de lançar a plataforma Jornada Amazônia para capacitar até três mil talentos e estimular a criação de 200 startups. A iniciativa é relacionada ao Programa de Bioeconomia do Fundo Vale, dente outros coparticipantes.

Fonte: Diário Online 

171 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 22/11/2022
COMENTE:
rgr capanema1
38C5DBD3-FF78-47A1-A951-442A00BC52AB
previous arrow
next arrow
rgr capanema
rgr capanema
previous arrow
next arrow