
A Prefeitura de São Paulo informou nesta quarta-feira que o Rodízio Municipal de Veículos está suspenso para carros na sexta-feira, um dia após o Dia da Consciência Negra. Segundo a administração da cidade, a medida considera a previsão de redução de circulação de veículos devido ao feriado prolongado. Além disso, a instituição afirmou que as demais restrições que existem na cidade devem ser mantidas ao longo de sexta. Veja abaixo quais são.
Já no Dia da Consciência Negra na quinta-feira, o rodízio de veículos e outras restrições não funcionam na cidade, conforme prevê a legislação. O Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira, foi oficialmente decretado como feriado nacional em novembro de 2011, com a sanção da Lei 12.519. A partir de então, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra passou a ser incluído no calendário de todos os estados do Brasil. Antes, contudo, alguns entes da federação já haviam adotado a data, seja por feriados estaduais ou pontos facultativos. São os casos de seis estados e cerca de municípios.
Na época da sanção, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT-RJ), chegou a declarar que o marco lembra que o país é composto por maioria negra. “Celebrar a consciência negra é lembrar quem somos, de onde viemos e o que significa sermos um país de maioria negra, respeitando e promovendo a diversidade e a valorização de todos os brasileiros e brasileiras”, disse a ministra. Em 1971, jovens negros de Porto Alegre se reuniram para estudar a história de seus ancestrais e instituíram o 20 de novembro como marco de resistência e luta pela liberdade.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui




