home NOTICIA GERAL-02 178 views # Eleições

Região Metropolitana de Belém e outros municípios do Pará têm passe livre no domingo;

Medidas buscam facilitar deslocamento dos eleitores que moram em locais distantes


Municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém liberaram o deslocamento dos eleitores para votar no domingo (30), quando ocorre o segundo turno das eleições. E, além dos principais, Belém e Ananindeua, outros sete municípios, alguns dos maiores colégios eleitorais do estado, terão passe livre no transporte público no próximo domingo (30), dia do Segundo Turno das Eleições 2022. São eles: Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Castanhal, Parauapebas, Marabá e Marituba. O Governo do Estado também liberou o transporte intermunicipal.

O objetivo é facilitar o deslocamento de eleitores que moram em regiões distantes para que eles possam comparecer às urnas no segundo turno das eleições e possam exercer a cidadania.

As cidades seguirão o mesmo modelo de Belém e Ananindeua, solicitando que os eleitores apresentam o Título de Eleitor ao adentrarem o transporte público.

Segundo a prefeitura de Marabá, a decisão leva em consideração entendimentos recentes do Supremo Tribunal Federal e também o decreto estadual que garante gratuidade no transporte fluvial e intermunicipal.

Como será em Altamira?

O mesmo ocorre em Altamira, sudeste do Pará, serão 25 veículos disponíveis entre 6h30 e 18h30. A medida vale inclusive para eleitores das áreas rurais do município que votem nas escolas das comunidades Sol Nascente, Nova Vida, Itapuama e Alteir Mardegan, na região da gleba Assurini, e também, a comunidades Princesa do Xingu e Vale Piauiense, bem como o distrito de Castelo dos Sonhos.

O município tem 89.576 eleitores, enquanto Marabá possui 185.129. Barcarena, que possui 94.687 eleitores, também adotou a medida.

Em Marituba, as catracas estarão liberadas entre 7h a 19h, enquanto que em Castanhal a gratuidade fica vigente até às 23h. Já o decreto municipal 129/2022 da prefeitura de Abaetetuba considera que muitos eleitores não têm condições de arcar com os custos de deslocamento necessários para se locomoverem até o local de votação, o que pode inviabilizar o exercício democrático. No município, que fica nordeste paraense, a medida vale entre 7h e 23h do domingo.

Por lá, 119.594 pessoas estão aptas a irem às urnas no segundo turno. Serão 43 ônibus e 102 embarcações estarão disponíveis na zonas urbana e rural, além da região das ilhas. 

Ainda há municípios definindo

Em Parauapebas, que tem 182.543 eleitores, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão e as cooperativas de transporte do município irão definir as rotas de acordo com os locais de votação.

Outras prefeituras foram contatadas pela reportagem: Santarém ainda analisa a possibilidade, enquanto Cametá não respondeu e nem divulgou nada sobre o tema nas redes sociais da prefeitura.

Fonte: O Liberal 

178 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 28/10/2022
COMENTE:
rgr capanema1
38C5DBD3-FF78-47A1-A951-442A00BC52AB
previous arrow
next arrow
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
previous arrow
next arrow