Região Metropolitana de Belém e outros municípios do Pará têm passe livre no domingo;
Municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém liberaram o deslocamento dos eleitores para votar no domingo, 30, quando ocorre o segundo turno das eleições. Além dos principais Belém e Ananindeua, outros sete municípios, alguns dos maiores colégios eleitorais do estado, terão passe livre no transporte público no próximo domingo, 30, dia do Segundo Turno das Eleições 2022. São eles: Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Castanhal, Parauapebas, Marabá e Marituba. O Governo do Estado também liberou o transporte intermunicipal.
O objetivo é facilitar o deslocamento de eleitores que moram em regiões distantes para que eles possam comparecer nas urnas no segundo turno das eleições e possam exercer a cidadania.
Como serão em Altamira
O mesmo ocorre em Altamira, sudoeste do Pará. São 25 veículos disponíveis entre 6h30 e 18h30. A medida vale inclusive para eleitores das áreas rurais do município que votem nas escolas das comunidades Sol Nascente, Nova Vida, Itapuama e Alteir Mardegan na região da gleba Assurini e também nas comunidades Princesa do Xingu e Vale Piauiense, bem como o distrito de Castelo dos Sonhos.
O município tem 89.576 eleitores, enquanto Marabá possui 185.129. Barcarena, que possui 94.687 eleitores, também adotou a medida.
Em Marituba, as catracas estarão liberadas entre 7h e 19h, enquanto que em Castanhal a gratuidade fica vigente até 23h. O decreto municipal 129/2022 da prefeitura de Abaetetuba considera que muitos eleitores não têm condições de arcar com os custos de deslocamento necessários para se locomoverem ao local de votação, o que pode inviabilizar o exercício democrático. No município que fica no nordeste paraense, a medida vale entre 7h e 23h do domingo.
Por 119.594 pessoas estão aptas a irem às urnas no segundo turno. Serão 43 ônibus e 102 embarcações estarão disponíveis na zona urbana e rural, além da região das ilhas.
Ainda há municípios definindo
Em Parauapebas, que tem 182.543 eleitores, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão e as cooperativas de transporte do município irão definir as rotas de acordo com os locais de votação.
Outras prefeituras foram contatadas pela reportagem. Santarém ainda analisa a possibilidade, enquanto Cametá não respondeu nem divulgou nada sobre o tema nas redes sociais da prefeitura.
Fonte: O Liberal
Nosso Whatsapp
Clique aqui