SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Sicredi_-__Banner_de_Site_-_979x408px
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_979x408px
previous arrow
next arrow

Região Metropolitana de Belém e outros municípios do Pará têm passe livre no domingo;

Medidas buscam facilitar deslocamento dos eleitores que moram em locais distantes
196 views

Municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém liberaram o deslocamento dos eleitores para votar no domingo, 30, quando ocorre o segundo turno das eleições. Além dos principais Belém e Ananindeua, outros sete municípios, alguns dos maiores colégios eleitorais do estado, terão passe livre no transporte público no próximo domingo, 30, dia do Segundo Turno das Eleições 2022. São eles: Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Castanhal, Parauapebas, Marabá e Marituba. O Governo do Estado também liberou o transporte intermunicipal.

O objetivo é facilitar o deslocamento de eleitores que moram em regiões distantes para que eles possam comparecer nas urnas no segundo turno das eleições e possam exercer a cidadania.

Como serão em Altamira

O mesmo ocorre em Altamira, sudoeste do Pará. São 25 veículos disponíveis entre 6h30 e 18h30. A medida vale inclusive para eleitores das áreas rurais do município que votem nas escolas das comunidades Sol Nascente, Nova Vida, Itapuama e Alteir Mardegan na região da gleba Assurini e também nas comunidades Princesa do Xingu e Vale Piauiense, bem como o distrito de Castelo dos Sonhos.

O município tem 89.576 eleitores, enquanto Marabá possui 185.129. Barcarena, que possui 94.687 eleitores, também adotou a medida.

Em Marituba, as catracas estarão liberadas entre 7h e 19h, enquanto que em Castanhal a gratuidade fica vigente até 23h. O decreto municipal 129/2022 da prefeitura de Abaetetuba considera que muitos eleitores não têm condições de arcar com os custos de deslocamento necessários para se locomoverem ao local de votação, o que pode inviabilizar o exercício democrático. No município que fica no nordeste paraense, a medida vale entre 7h e 23h do domingo.

Por 119.594 pessoas estão aptas a irem às urnas no segundo turno. Serão 43 ônibus e 102 embarcações estarão disponíveis na zona urbana e rural, além da região das ilhas.

Ainda há municípios definindo

Em Parauapebas, que tem 182.543 eleitores, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão e as cooperativas de transporte do município irão definir as rotas de acordo com os locais de votação.

Outras prefeituras foram contatadas pela reportagem. Santarém ainda analisa a possibilidade, enquanto Cametá não respondeu nem divulgou nada sobre o tema nas redes sociais da prefeitura.

Fonte: O Liberal

Carregando fotos...
Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_250x500px
Sicredi_-__Banner_de_Site_-_250x500px
previous arrow
next arrow