home NOTÍCIAS 6.375 views # História

Prédio Histórico está abandonado a vários anos em Capanema.

Um dos poucos prédios do período da estrada de ferro que resistiu a ação do tempo e do abandono

Um prédio do início do século XX, pertencente ao patrimônio histórico municipal está abandonado. Construído em 1931 a mando do Interventor Magalhães Barata, para ser a Casa de Luz e Força de Capanema, este importante espaço da nossa cidade encontra-se em estado precário. Edificação que já serviu inicialmente para iluminar Capanema, e que passou por algumas reformas nas décadas de 1950, 1970 e 1980, que a transformaram respectivamente em um Cine Teatro Municipal, escola municipal, e por último, nos anos 90, quando já em estado precário, ganhou sucessivas utilidades, como Setor de Merenda, Biblioteca Municipal e escola, até ser definitivamente abandoada. De lá para cá nada foi feito, e o edifício, apesar de ainda manter-se de pé e guardar parte das memórias municipais, pode transformar-se em mais uma “vítima”, caso nenhuma medida seja tomada, do descaso com o nosso passado histórico.

Patrimônio à ser revelado:

 

O edifício ainda mantém em seu interior, detalhes de seu padrão arquitetônico original, que passa despercebido dos olhares desatentos. São lajotas supostamente da primeira metade do século XX (possivelmente de seu período de fundação), que ainda resistem ao abandono e ao tempo.

Nossa equipe esteve com um dos historiadores mais respeitados da região, o professor Doutor em História Luciano Demetrius Barbosa Lima, que nos revelou um pouco mais da história deste nosso patrimônio. Segundo ele “infelizmente, temos poucas edificações como essa em nossa cidade, que resistiram a ação do tempo e ao descaso, em políticas de preservação das gestões anteriores, que desprezaram as construções que ainda existiam, e até, demoliram, a meu ver de forma irresponsável outras, como no caso da Assembleia Recreativa, que virou estacionamento”. Disse Luciano. Ainda, segundo o professor, é “importante preservar patrimônios como este, que ainda podem ser revitalizados, conservando características originais, e transformado, quem sabe, em uma Casa de Cultura, com múltiplos usos, podendo conter uma Biblioteca Municipal repaginada, um centro de exposições, que também poderia ser um pequeno museu, um mini auditório e o arquivo público municipal, onde a documentação mais antiga do município, ficaria guardada e protegida, a disposição de pesquisadores e estudantes, por exemplo”. Conclui o professor Luciano.

O local tem sido ocupado por moradores de rua, e segundo pessoas que residem nas proximidades é preciso providências. Capanema ainda não dispõe de leis que protejam estas edificações, que poderiam ser tombadas com patrimônio histórico municipal, legitimando sua proteção e preservação, além de outros acervos históricos que a nossa cidade tem.

Imagem da Casa de Luz e Força instalada em 1931.

Com informações do professor Luciano Demetrius Barbosa Lima.

Fonte/texto/Fotos: Portal Capanema

 

6.375 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 20/01/2017
COMENTE:
rgr capanema1
rgr capanema1
previous arrow
next arrow
rgr capanema
rgr capanema
previous arrow
next arrow