
Há exatos anos em de abril de, a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao território brasileiro foi registrada na história como tendo ocorrido em Porto Seguro, na Bahia. A versão foi consolidada ao longo dos séculos e ensinada nas escolas como o marco inicial do Brasil. Um novo estudo, no entanto, volta a questionar essa narrativa.
A pesquisa dos físicos Carlos Chesman da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Cláudio Furtado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aponta que o primeiro contato pode ter ocorrido no litoral do Rio Grande do Norte. O trabalho foi publicado no Journal of Navigation e utiliza dados da carta de Pero Vaz de Caminha, além de simulações de ventos, correntes marítimas e profundidade do oceano. A CNN Brasil foi até o local para entender melhor essa história.
Para chegar ao resultado da hipótese, os pesquisadores cruzaram informações históricas com dados físicos e matemáticos. A análise incluiu Carlos Chesman, pesquisador da UFRN e um dos responsáveis pelo estudo que aponta a chegada no RN, e Thomaz Coelho, da CNN Brasil. Além disso, a equipe realizou expedições reais em alto-mar, navegando cerca de km da costa para reproduzir a visão descrita pelos portugueses.
“Eu sou mais da física, da matemática. Então a gente usa essencialmente o método científico, que é a observação, a hipótese, testar”, explica o pesquisador. Ele destaca que os dados da carta foram analisados sob uma perspectiva técnica. “A gente pegou esses números e fez uma interpretação física. E a partir dessa interpretação, a gente foi para o campo fazer medidas”.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Compartilhe este conteúdo: