home NOTÍCIAS 3.189 views # EMPREGO E RENDA

Pirabas irá receber a maior fábrica de cimento do Pará. A fase de construção vai gerar 12,5 mil empregos.

Pirabas irá receber a maior fábrica de cimento do estado do Pará e uma das maiores do Brasil com investimento superior a 2 bilhões de reais. O início das obras estão previstos já para 2022

fabrica de cimento em pirabas

NOVA FÁBRICA DE CIMENTO IRÁ TRAZER RENDA E DESENVOLENTO PARA ESTA REGIÃO

A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN vem avançando consideravelmente na burocracia do projeto de implantação de fábrica de Cimento no município de São João de Pirabas no nordeste paraense. O fato que ainda não ganhou total repercussão, começa a chamar atenção, principalmente por que Pirabas irá receber a maior fábrica de cimento do estado do Pará e uma das maiores do Brasil com investimento superior a 2 bilhões de reais. Serão mais de 12,5 mil empregos na instalação e 2,5 mil empregos quando a fábrica estiver funcionando.

Segundo Luiz Alpez, executivo da – CSN, em uma reunião com a prefeitura de Pirabas, o início das obras está previsto para os primeiros meses de 2022, com uma média execução de 3 a 4 anos. Nesta reunião foi feita uma apresentação do projeto para o executivo municipal e para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEDEME, Carlos Augusto.

Em outubro de 2020, a CSN assinou junto ao governo do estado do Pará o protocolo de intenção para a instalação da fábrica (veja a matéria completa). A escolha de São João de Pirabas para sediar a indústria, deve-se a identificação a identificação da vocação do município para produção de cimento. Quando a fábrica estiver instalada, a CSN acredita que a produção será de dois milhões de toneladas do produto por mês, que deverá ser exportado para Belém e outros municípios do Estado. A ideia é utilizar o modal hidroviário para escoar a produção.

Apenas Capanema, Itaituba, Barcarena e Primavera tem fabricas de cimento em atividade no estado. A nova fábrica em Pirabas fará desta região um dos maiores polos cimenteiros do Brasil, garantindo oferta de produto para o desenvolvimento da construção civil, e claro, para região toda região, para que possa crescer e se desenvolver. 

As próximas etapas serão audiências públicas que deverão ser realizadas no município até a expedição da licença ambiental para o inicio das obras que deverão ocorrer em 2022.

LEIA MAIS:
Governo do Pará assina protocolo de intenções para instalação de fábrica de cimento da CSN em São João de Pirabas

CSN APRESENTA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA FÁBRICA DE CIMENTO PARA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DE PIRABAS

CSN investe em três novas fábricas

O município de São João de Pirabas fica a 192 quilômetros de Belém e possui mais de 23 mil habitantes. As principais  atividades econômicas são a pesca, agricultura e turismo. 

Por Portal Capanema
Com informações da CSN, prefeitura de Pirabas e Governo do Estado

3.189 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 19/04/2021
COMENTE:
Slider
Slider