Pará receberá 27 médicos especialistas por meio de novo programa do Ministério da Saúde

O estado do Pará foi o principal beneficiado da Região Norte na primeira chamada do programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde. Dos médicos designados para a região, irão atuar em municípios paraenses com foco em áreas onde há escassez de profissionais especializados. Capanema e Marabá lideram a lista com quatro médicos cada. Em seguida aparecem Belém, Bragança, Castanhal, Tucuruí e Santarém, além de São João de Pirabas também com dois profissionais. Outros municípios contemplados com um médico são Redenção, Altamira, Salinópolis, Itaituba e Jacundá.
O programa selecionou médicos para atuar em municípios dos estados e do Distrito Federal. A medida faz parte de uma estratégia para reforçar o atendimento em áreas remotas e com vulnerabilidade social, especialmente no interior do país. Os profissionais atuarão em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, com início previsto para setembro. De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos selecionados irão reforçar o atendimento no interior do Brasil.
Além disso, os profissionais atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade na região da Amazônia Legal e em áreas de fronteira. O Agora Tem Especialistas é um edital inédito que, pela primeira vez, seleciona médicos já especializados para atuarem diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais possuem em média anos de experiência e irão compor equipes em hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades da rede pública de saúde.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui