Municápio de Primavera tem dois casos suspeitos da variante indiana do coronavárus
Texto:
Amostras foram enviadas para análise após dois pacientes com Covid-19 afirmarem que tiveram contato com tripulação do navio que registrou casos da variante no Maranhão.
A Prefeitura de Primavera nordeste do Pará notificou dois casos suspeitos da variante indiana do coronavírus na cidade. Os quadros ainda estão sendo investigados e monitorados, segundo a prefeitura.
De acordo com a prefeitura, os dois pacientes relataram que estiveram no Maranhão nos últimos dez dias e tiveram contato indireto com tripulantes do navio MVS andong da Zhi que registrou casos da variante indiana do novo coronavírus.
Segundo anotações, os dois pacientes apresentaram síndrome gripal, com relatos de dor de garganta, febre, coriza, tosse e cefaleia, e apresentaram resultado positivo para a Covid-19. Eles relataram que trabalham no porto de Itaqui no Maranhão e frequentam constantemente o local de trabalho em uma unidade em São Luís.
A nota informa ainda que os dois possuem idade de 32 e 33 anos e estão em quadro estável. Todas as pessoas que tiveram contato com eles estão em isolamento.
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera comunicou o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) para adoção das medidas cabíveis. A equipe de monitoramento permanece acompanhando os pacientes, afirma a nota.
Foram coletadas amostras de sangue que foram enviadas ao Laboratório Central vinculado à Sespa, que deve verificar se houve contato com a variante do novo coronavírus indiana, de acordo com a prefeitura.
Até o momento, ainda não há identificação de transmissão local da variante indiana do coronavírus. O G1 solicitou nota da Sespa, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização da reportagem.
Na quinta-feira, 20, o Maranhão anunciou a identificação dos primeiros casos da variante indiana no Brasil após um navio que trouxe primeiros casos da variante indiana de covid ao Brasil sair da Malásia e passar pela África do Sul. Um dos pacientes foi internado em um hospital privado do estado.
A nova variante é considerada uma Variante de Preocupação (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está ligada ao colapso sanitário na Índia, com recorde de casos e óbitos pela Covid-19.
Na sexta-feira, a Sespa informou que o Pará ainda não havia registrado casos suspeitos ou confirmados da nova cepa indiana do coronavírus. Ainda assim, a
Nosso Whatsapp
Clique aqui





