home NOTÍCIAS 3 views # Alerta

Morcego com vírus da raiva é encontrado em Belém

O exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas confirmou a presença do vírus da raiva no morcego. O animal foi encontrado no bairro da Marambaia.


Morcegos infectados com raiva podem transmitir a doença a outros animais e até mesmo a humanos, podendo levar a morte. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Na última semana, um morcego com o vírus da raiva foi encontrado no bairro da Marambaia, em Belém. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), foi iniciado o bloqueio epidemiológico no raio de um quilômetro do local onde estava o bicho, além de orientação à população enquanto ao reforço da assistência em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e vacinação antirrábica para cães e gatos. O trabalho é coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com o Instituto Evandro Chagas, o exame no animal foi feito no último dia 05 e confirmou a presença da doença. Este já é o segundo caso de morcego encontrado com raiva na capital paraense este ano. O primeiro foi no bairro do Marco.

A Sesma orienta a população que, em caso de encontrar um morcego morto ou com sinais de desorientação, entrar em contato por meio dos telefones (91) 3344-2356 e 3344-2357 para que a CCZ realize a captura do animal. 
  Fonte: dol.com.br

3 viewsPublicado por: Publicador | em: 13/07/2022
COMENTE:
rgr capanema1
rgr capanema1
previous arrow
next arrow
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
previous arrow
next arrow