Memória em dia: alimentos que estimulam o cérebro
A fisetina é uma substância que se encontra no morango, pssego, uva kiwi, tomate, maçã, cebola e espinafre. Segundo o Instituto Salk na Califórnia, EUA, essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios, ramificações e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar.
Confira abaixo alguns nutrientes e minerais amigos do cérebro:
- Zinco
- Selênio
- Ferro
- Fósforo
Sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo eletricamente. Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro, iogurtes.
Vitamina E: Poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.
Vitamina C: Famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-germinadas, assim como na maioria das frutas.
Vitaminas do complexo B: Regulam a transmissão de informações nas sinapses entre os neurônios. Presentes nas sementes, nas fibras dos alimentos integrais e proteínas.
Bioflavonoides: São polifenóis com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro.
Colina: Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Presente na gema do ovo, em todas as sementes e grãos, predominância na soja, como também em óleos vegetais prensados a frio.
Acetilcolina: Um neurotransmissor fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Presente na gema do ovo, em todas as sementes e grãos, predominância na soja, como também em óleos vegetais prensados a frio.
Fitosteróis: Estimulante poderoso do sistema de defesa do organismo, reduzindo a proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.
Fosfolipídeos, entre eles a Lecitina: Funcionam como um detergente desengordurando todos os sites por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos, predominância na soja, como também em óleos vegetais prensados a frio.
Ômega 3: Funciona como um anti-inflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Existem somente três fontes: os peixes de águas frias e profundas e sementes de linhaça e prímula.
Carboidratos: A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, ficar muito tempo sem comer carboidratos diminui a atividade mental. Carboidratos complexos, como batata, são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já os carboidratos doces são absorvidos muito rapidamente, sendo armazenados como gorduras, sem fornecer energia de modo constante.
Cafeína: Um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos como o aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória.
Café verde
Triptofano: Aminoácido que atua no sono e na performance cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e nozes.
Nosso Whatsapp
Clique aqui