Home Notícias Social Coberturas e Festas Ensaios Nosso WhatsApp

FAZER UMA BUSCA NO SITE

Utilize palavras chaves para sua busca

MEC deve autorizar vagas para cursos de medicina só onde faltam médicos, diz ministro
#MEC

MEC deve autorizar vagas para cursos de medicina só onde faltam médicos, diz ministro

O ministro confirmou o fim da moratória, e disse que, após ela, o MEC e o Ministério da Saúde vão elaborar um edital sobre o assunto

03/04/2023 2 min de leitura
Compartilhar

Patrocinado

govm1
previous arrow
next arrow

A partir da próxima quarta-feira, 05, abertura de novos cursos de medicina deixa de ser proibida no Brasil. Mas a medida, segundo o ministro da Educação Camilo Santana, será permitir apenas para a criação de vagas nas regiões onde faltam médicos.

A ideia inicial é que tenham foco a partir do Programa Mais Médicos para exatamente ter cursos onde há carência e necessidade desses profissionais, disse Camilo Santana nesta segunda-feira, 3.

A proibição estabelecida em 2018 durante o governo do ex-presidente Michel Temer era uma tentativa de controlar a qualidade da formação de profissionais de saúde após um boom no surgimento de faculdades privadas. Ficou estabelecido que essa moratória valeria até a próxima quarta, 05.

O ministro confirmou o fim da moratória e disse que após ela o MEC e o Ministério da Saúde vão elaborar um edital sobre o assunto.

Sem dar números, o ministro da Educação afirmou ainda que em razão de decisões judiciais o número de vagas de novos cursos de medicina cresceu mais durante a vigência da moratória do que antes dela.

O que aconteceu? Uma enxurrada de decisões judiciais. O objetivo da moratória era reduzir o número de cursos, mas o que fez foi aumentar e temos que ver a qualidade desses cursos que estão sendo oferecidos para os estudantes de medicina no Brasil, afirmou Santana.

No entanto, os registros das entidades que acompanham o assunto apontam que desde o início da vigência da moratória foram abertas 11 mil vagas por meio de decisões judiciais. Além delas, também foram criadas outras 5 mil que tiveram pedido de abertura feito antes do início da proibição. Ou seja, um total de 6 mil aproximadamente. De acordo com os registros do MEC, de 2014 a 2018 foram criadas 12 mil vagas em cursos de medicina. Luciana Carvalho estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.

Fonte: O Liberal

Tags

Compartilhe este conteúdo:

Últimas do Canal

3ª Cavalgada da Comitiva TransOliveira
1

3ª Cavalgada da Comitiva TransOliveira

Motoqueiro “Super-Man” acabou…
2

Motoqueiro “Super-Man” acabou…

Bingão do povao em Bragança no Pará
3

Bingão do povao em Bragança no Pará

Maré Alta em Salinas impressiona
4

Maré Alta em Salinas impressiona

Sua Vozinha tbm é animada assim? Kkk
5

Sua Vozinha tbm é animada assim? Kkk

Festa com o tema Cavaleiros do Zodíaco
6

Festa com o tema Cavaleiros do Zodíaco

Você também vai gostar

Oportunidade de negócio

Quer anunciar no
Portal Capanema?

Alcance milhares de leitores de Capanema - Pará e região. Fale com nossa equipe comercial e monte a estratégia ideal para o seu negócio.

Falar com a equipe comercial