home NOTÍCIAS 1.985 views # Marujada de Capanema

Marujada de Ṣo Sebastịo de Capanema ganha Pr̻mio do Minist̩rio da Cultura РMINC

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou os 500 ganhadores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares:

 

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, na última terça-feira (28), os 500 ganhadores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros. Promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Cada premiado receberá R$ 10 mil. O objetivo do prêmio é estimular uma das nossas maiores riquezas, a cultura feita pelo povo do Brasil.

Lançado em junho, o prêmio foi recordista em número de inscrições 2.862, sendo selecionadas 500 iniciativas de mestres, grupos/comunidades e instituições privadas que mantém vivo o patrimônio da cultura popular em todas as regiões do país: 258 do Nordeste, 151 do Sudeste, 42 do Norte, 21 do Centro-Oeste e 28 do Sul.

Em Capanema, a Marujada de São Sebastião da comunidade do bairro de Santa Luzia, organizado pelo Capitão Seu Jorge e Capitoa Dona Joana, foram um dos grupos/comunidades contemplados, alcançando a 5ª melhor colocação do Estado, resultado da parceria com o Movimento Cultural de Capanema (MCC) e Associação Cultural de Capanema (ASCAP), que assessorou o grupo na elaboração do projeto aprovado, através do produtor cultural, Geovane Maximo, assim como solicitaram a vinda do representante do Ministério da Cultura, Alberdan Batista, que palestrou sobre Políticas Culturais e incentivou a participação de iniciativas do município no 5º Premio de Culturas Populares, durante evento realizado pela Prefeitura Municipal de Capanema através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

A premiação é um avanço importante para a cultura popular local, possibilitando maior autonomia para grupos poucos assistidos que desenvolvem um trabalho expressivo e que estão dispostos a defender e colaborar com o poder publico municipal no processo de implementação de políticas culturais que possam garantir mais investimentos, valorização e estimulo as expressões artísticas e culturais de Capanema.

Referência: Site do MinC

 

1.985 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 01/12/2017
COMENTE:
rgr capanema1
38C5DBD3-FF78-47A1-A951-442A00BC52AB
previous arrow
next arrow
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
previous arrow
next arrow