Mais de 100 animais silvestres foram apreendidos no Pará em 2023
Em 2023, no Pará, 105 animais silvestres foram apreendidos segundo nota da Polícia Civil do Pará (PC), por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa). O número não reflete o total de apreensões do Estado, considerando que outros órgãos também realizam esse trabalho, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), respectivamente, cujos dados não foram disponibilizados a tempo para esta reportagem. Entretanto, as ocorrências têm sido frequentes.
Secretaria de Meio Ambiente
Segundo o relato do diretor de fiscalização ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Tobias Brancher, que esteve na operação da última quarta-feira, o papel da secretaria é garantir o retorno destes animais à natureza. No caso desses animais, eles foram levados para a UFRA para receber cuidados médicos e assim que estiverem aptos, a SEMAS faz a soltura desses animais na natureza.
Investigação e apreensão
Por meio de nota, a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) da Polícia Civil do Pará informou que, de 2023 até agora, foram apreendidos aproximadamente 105 animais silvestres. A Demapa é responsável por investigar denúncias e identificar os responsáveis por esse crime, mas destaca que não realiza resgates de animais. Ainda enfatizam que os principais animais apreendidos são pássaros e quelônios, frequentemente capturados da natureza para serem comercializados.
Pessoas responsabilizadas por esse tipo de crime estão sujeitas a pena de detenção de seis meses a um ano e multa, de acordo com a Lei 9.605/98. Denúncias podem ser realizadas na Demapa, na avenida Augusto Montenegro, 155, ou por meio do Disque Denúncia, número 181.
Nosso Whatsapp
Clique aqui