Em nova carta, presidência da COP 30 propõe trinta metas para acelerar ação climática e reforça união global

Documento destaca eixos estratégicos e convida sociedade global a se engajar no cumprimento do Acordo de Paris. André Corrêa do Lago, presidente da COP, evento que será realizado em Belém em novembro deste ano, destacou metas do Brasil contra as mudanças climáticas na quarta carta à comunidade internacional divulgada nesta sexta-feira. No documento, o Brasil reafirma o compromisso de liderar um esforço conjunto, chamado de mutirão global, contra a mudança do clima e faz um apelo não apenas aos países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), mas a todos os setores dispostos a atuar diante da emergência climática.
No texto, o embaixador relembra as inundações que devastaram o Rio Grande do Sul em maio de 2021. A resposta coletiva mobilizou homens, mulheres, jovens, servidores de diferentes esferas de governo e voluntários de todo o país. Em uma rede de mutirões, a população utilizou infraestrutura pública, serviços e tecnologia para prestar socorro, especialmente aos mais vulneráveis. Segundo a presidência da COP, a reconstrução pós-enchentes foi marcada por esforços materiais e rede de solidariedade. Aprendeu-se então que o real valor estava no poder da unidade mais que na força individual, diz o texto.
A expectativa do governo brasileiro é que esse espírito coletivo se reflita nas decisões da COP, que deve reunir lideranças globais para discutir caminhos concretos no enfrentamento às mudanças climáticas. A mensagem da Presidência também resgata marcos da agenda climática internacional. Com base no legado da COP realizada em Lima em 2014, a comunidade internacional reconheceu durante a COP em Paris…
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui