Eleições em Honduras: veja quem são os principais candidatos à presidência

A população de Honduras vai às urnas neste domingo para escolher quem será o sucessor da presidente Xiomara Castro. A maioria das pesquisas de opinião mostra um empate técnico entre a candidata do partido no poder, Rixi Moncada, o ex-prefeito de Tegucigalpa, Nasry Asfura, do Partido Nacional, e o apresentador de TV Salvador Nasralla, do Partido Liberal.
Professora e advogada de anos, Moncada concorre à presidência do partido Liberdade e Refundação (LIBRE), que governa o país desde. Ela ocupou diversos cargos nos setores público e privado, foi juíza, magistrada, assessora da Procuradoria-Geral da República e professora. Desde, liderou vários ministérios incluindo Trabalho e Segurança Social, Finanças e Defesa.
Ela nasceu em de fevereiro de no pequeno município montanhoso de Talanga, cerca de quilômetros ao norte da capital Tegucigalpa. Moncada começou sua carreira política como conselheira no Congresso. Em, o presidente de esquerda Manuel Zelaya a nomeou secretária do Trabalho. Após um golpe contra Zelaya em meados de, Moncada permaneceu leal e foi uma das fundadoras de um grupo que exigia o retorno de Zelaya ao poder, que se tornaria o partido LIBRE em.
Em, ela enfrentou acusações de corrupção em um contrato de arrendamento de um edifício para a empresa estatal de energia, ENEE, que ela liderava na época. O caso foi arquivado em. Os críticos também a acusam de nepotismo por colocar parentes em cargos públicos, uma alegação que ela nega, dizendo que são pessoas trabalhadoras que ganham salários mínimos. Moncada propõe democratizar a economia através da expansão do crédito.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui





