Dr. Daniel dispara na liderança e se consolida como nome forte ao Governo do Pará em 2026
Eleições 2026 no Pará – A corrida eleitoral para o Governo do Estado em 2026 começa a ganhar contornos mais nítidos, e um nome desponta com força em todos os cenários: Dr. Daniel, atual prefeito de Ananindeua. De acordo com a terceira pesquisa estadual realizada pelo Instituto Doxa, divulgada neste sábado, o gestor aparece na dianteira da disputa, ampliando sua vantagem e se consolidando como principal alternativa à sucessão estadual.
A pesquisa ouviu mais de 33 mil eleitores em 81 municípios paraenses, revelando um cenário atualizado. O destaque fica por conta do desempenho de Dr. Daniel, que, além de manter a liderança geral, cresce de maneira expressiva em regiões estratégicas, como a Região Metropolitana de Belém, onde alcança 34,9% das intenções de voto.
Outro ponto de atenção é o Nordeste Paraense, que concentra cerca de 25% do eleitorado estadual. Mesmo em uma área de forte influência da candidata apoiada pelo governador, Dr. Daniel já figura como nome competitivo, encurtando distâncias e fortalecendo sua presença junto à população.
Apoio crescente no Nordeste Paraense
Nas redes sociais, o apoio ao prefeito de Ananindeua tem sido cada vez mais perceptível, no Nordeste Paraense. Lideranças expressivas, como Marcelo Pierre — reconhecido como o secretário de maior destaque da história recente de Capanema, por articular a chegada de empresas e investimentos para o município —, têm contribuído para ampliar a presença política de Dr. Daniel na região.
Enquanto o governo do estado se mobiliza para atrair prefeitos e consolidar a candidatura governista, o movimento espontâneo em torno do nome de Dr. Daniel cresce. E o detalhe é que os ataques direcionados contra ele, promovidos por veículos de comunicação alinhados ao Governo do estado, parecem estar gerando um efeito contrário: ao invés de fragilizá-lo, ampliam sua notoriedade.
Na visão de muitos analistas políticos, Daniel tem se transformado no símbolo da “luta desigual”, onde, mesmo diante de um aparato poderoso do grupo alinhado ao atual governador, resiste e ganha força. É o chamado “efeito pão de padaria”: quanto mais apanha, mais cresce.
PRIMEIRA SIMULAÇÃO


Cenário eleitoral desafiador
Com a soma das mesorregiões Metropolitana e Nordeste Paraense representando 57% do eleitorado do estado, o desempenho de Dr. Daniel nessas áreas é considerado estratégico. O crescimento contínuo do prefeito de Ananindeua nessas frentes reforça a leitura de que ele deve chegar em 2026 como protagonista da disputa.
Além de carregar a marca de gestor eficiente em Ananindeua, Daniel tem se posicionado como voz alternativa ao atual modelo político, conquistando espaço em setores urbanos e entre os jovens, que veem nele uma liderança conectada aos novos desafios do Pará.
Um nome cada vez mais consolidado
A leitura que se consolida é clara: Dr. Daniel não apenas lidera a corrida, mas também simboliza o contraponto ao projeto político hoje no comando do estado. Seja pelo desempenho administrativo, pelo apoio popular crescente ou pelo efeito inesperado dos ataques que recebe, o prefeito de Ananindeua se fortalece como candidato competitivo e viável.
Com a disputa ainda a quase dois anos do pleito, o cenário pode mudar, mas a mensagem das urnas virtuais captada pelo Instituto Doxa é inequívoca: Dr. Daniel já é o nome a ser batido em 2026.
Nosso Whatsapp
Clique aqui