Comitiva da ONU inspeciona locais da COP 30 e aprova planos de segurança, mobilidade e saúde

A Comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) deu aval aos planos de segurança e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal para a COP que acontece em novembro em Belém. Segundo o governo do Pará, a avaliação positiva foi dada após uma série de reuniões e visitas entre quarta-feira e sexta-feira para inspecionar se a cidade está pronta para receber milhares de participantes. A estimativa é que mil pessoas estejam na COP na capital paraense.
Representantes da UNDSS vistoriaram locais que vão sediar a conferência, incluindo hospedagens, sistemas de transporte e estruturas de saúde e segurança, além do Parque da Cidade, local principal das reuniões. Para a segurança, as reuniões reuniram, além das três esferas de governo e a comitiva da COP, representantes de forças de segurança. Mais de mil agentes e militares devem atuar na COP em uma operação integrada.
- Polícia Federal
- Polícia Rodoviária Federal
- Gabinete de Segurança Institucional
- Exército
- Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup)
- Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel)
Muitos deles já estão recebendo treinamento. Haverá bloqueios e liberações em vias estratégicas, barreiras de fiscalização e rotas para comboios de chefes de estado, incluindo o presidente Lula. Um plano de mobilidade também foi apresentado pela comitiva e, segundo o governo do Pará, prevê mais de ônibus exclusivos para o público com destino ao Parque da Cidade, onde ficará a COP.
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui