home NOTÍCIAS 272 views # Corpus Christi

Capanema celebra 45 anos de Corpus Christi com tapete artístico

O tapete em 2021 terá 70 metros de comprimento por seis metros de largura

Corpus Christi em Capanema

Esta quinta-feira (3) terá um sentido especial para quem mora no município de Capanema, no nordeste paraense. Fiéis participarão de programação religiosa pelo Dia de Corpus Christi e ainda vão comemorar 45 anos do tapete artístico tradicional confeccionado por jovens e adultos na cidade em louvor ao Santíssimo Sacramento.

A coordenação da Solenidade se reuniu com órgãos oficiais e apresentou projetos para o tapete de Corpus Christi deste ano. Em anos anteriores, a peça chegou a ter 1.100 metros de comprimento, saindo da paróquia, dando uma volta pelo centro de Capanema e retornando até a igreja. Tudo mudou desde 2020, em virtude da pandemia da covid-19. Uma proposta da Coordenação para 2021 foi a de um tapete com 280 metros de comprimento, mas os órgãos não concordaram, argumentando a pandemia a falta de efetivo para controle dos fiéis nas ruas.

Desse modo, o tapete em 2021 terá 70 metros de comprimento por seis metros de largura e será feito na frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua da Praça Matriz. A estrutura será montada a partir das 19 horas desta quarta-feira (2), com serragem, areia e tinta, mobilizando 50 jovens paroquianos. Em 2020, o tapete nos mesmos moldes teve 60 metros de comprimento.

Mauro Menezes, coordenador da Solenidade de Corpus Christi Capanema 2021, informa que há dois meses trabalha-se em um projeto para essa programação iniciada no domingo (30), fundamentada na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“Para comemorar os 45 anos do tapete artístico, estamos com uma exposição de fotos, textos e itens dos tapetes confeccionados anteriormente para o público ver no Recreio da Festividade, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Estamos também construindo o Tapete Solidário em que as pessoas vão conferir a mostra e deixam alimentos que puderem para cestas básicas a serem repassadas para famílias de baixa renda”, relatou Mauro. Empresas também têm contribuído com essa campanha.

Missa

Nesta quinta, uma missa campal será celebrada às 7 horas pelo bispo diocesano da Região, Carlos Verzeletti. Em seguida, às 8h30, o Santíssimo Sacramento sairá em carro aberto pelas ruas da cidade.

Serão feitas 12 paradas no percurso: Polícia Militar, Hospital João Pedrosa, Câmara e Prefeituras municipais, Capela São Francisco de Assis, Hospital Regional dos Caetés, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Capela Santa Terezinha, UPA, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia/SEAP e Hospital Guiomar Jesus. O tema da Solenidade 2021 é “Sozinhos, não dá; a Eucaristia nos faz Igreja”.

Fonte: O Liberal

HISTORIA: RELEMBRE NOSSAS COBERTURAS

 

272 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 02/06/2021
COMENTE:
Slider
Slider