Beto Faro propõe audiência no Senado para debater acordo Mercosul–União Europeia

O senador Beto Faro (PT-PA) apresentou um requerimento na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal para a realização de uma audiência pública destinada a debater os impactos econômicos e geopolíticos do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, cuja validação está prevista para o próximo sábado. A iniciativa busca analisar sob os pontos de vista técnico e político o conteúdo do tratado, seus impactos geopolíticos e os efeitos econômicos para o Brasil e para os demais países do Mercosul.
Para o parlamentar paraense, o acordo representa uma oportunidade estratégica para ampliar mercados, atrair investimentos e fortalecer a posição do país no cenário internacional. “Raro ver dois grandes blocos econômicos se unirem. Para o Brasil, trata-se de uma oportunidade de ampliar mercados, atrair investimentos e reforçar nossa posição geopolítica”, afirmou o senador.
Resultado de cerca de 20 anos de negociações, o acordo entre Mercosul e União Europeia deverá formar a maior área de livre comércio do mundo. Além de ampliar o comércio bilateral, o tratado prevê maior inserção do bloco sul-americano nas cadeias globais de valor. Segundo Beto Faro, o acordo ganha relevância adicional diante de um cenário internacional marcado por guerras comerciais, tensões geopolíticas, crise climática e rearranjos no equilíbrio de poder global.
- O requerimento apresentado na CRE prevê a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC), além de entidades representativas da indústria e do agronegócio, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui





