Vereadores declaram Trump 'persona non grata' em Belém, sede da COP 30, após tarifaço sobre produtos brasileiros

Vereadores de Belém declaram Donald Trump persona non grata na cidade. Durante votação realizada nesta quarta-feira, a Câmara Municipal aprovou um requerimento que torna o presidente dos Estados Unidos indesejado no município. A medida foi motivada pela imposição de tarifas sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, gerando reações políticas e econômicas no país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que só ligará para Trump quando houver real disposição para diálogo sobre as tarifas. Lula pretende discutir o assunto com o grupo Brics, do qual o Brasil faz parte. A proposta de declarar Trump persona non grata em Belém foi apresentada pelo vereador Alfredo Costa, líder da bancada do PT na cidade, e teve votação favorável na Câmara.
A declaração simbólica não impede a participação de Trump na COP em novembro. No entanto, o vereador argumenta que as tarifas impostas pelo presidente dos EUA já provocaram impactos econômicos no Brasil, afetando setores industriais ligados à exportação de madeira e derivados. Vários trabalhadores podem ficar desempregados devido a essa taxação.
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui