Vereador alerta Saúde sobre cuidados com a doença da urina preta em Capanema
Segundo informações, o Município de Capanema nunca teve casos registrados da doença e não esta próximo da região onde os casos suspeitos e confirmados estão ocorrendo
O Vereador Pedro Paulo, Presidente da câmara municipal de Capanema, oficializou a secretária municipal de Saúde, Waldimary Freitas, para que possa alertar e informar a população sobre a doença de Haff, também conhecida como doença da urina negra, alertando sobre a comercialização dos pescados: Pirapitinga, Pacu e o Tambaqui que é bastante comercializado em Capanema.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor que contamina quem consome o pescado.
De acordo com a pesquisadora Rosália Furtado Souza, coordenadora do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), há várias suposições que precisam ser pesquisadas para que se descubra o que está causando o problema.