SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Webbanner_970x250px
sicredi
previous arrow
next arrow

União consensual é a união conjugal mais comum no Pará, aponta o Censo 2022

0 views

Novos dados divulgados pelo IBGE do Censo Demográfico Nupcialidade e FamíliaResultados Preliminares da Amostra mostram que mais da metade dos paraenses a partir de 15 anos de idade viviam em união conjugal no momento da coleta. O percentual, ligeiramente inferior à média nacional. Entre as pessoas que viviam em união conjugal, a união consensual, aquela em que os parceiros vivem juntos sem registro civil ou religioso, predomina amplamente no Pará, abrangendo 70% dos casais, frente a 36% no Brasil.

Isso fez com que o Pará tenha o quarto maior percentual de uniões consensuais do país. O município de Santa Cruz do Arari se destacou nacionalmente, com 92% das uniões de natureza consensual, sendo o terceiro maior percentual entre todos os municípios brasileiros. O aumento na proporção de uniões consensuais reforça as mudanças comportamentais que têm sido experimentadas na sociedade brasileira, quando as uniões não formalizadas vêm perdendo espaço para as uniões não formalizadas.

A análise por faixa etária mostra que a união consensual é especialmente comum entre os mais jovens no Pará, quando comparado com o país. Entre pessoas de 15 a 24 anos, viviam nesse tipo de união, contra 21% no Brasil. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, o percentual chega a 45% no estado, bem acima da média nacional. Cabe destacar que no estado, o maior percentual está entre pessoas de 25 a 29 anos, faixa em que 78% vivem em união consensual, contra 48% no Brasil.

Fonte: oliberal.com

Carregando fotos...
Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
tags:
Webbanner_300x_400px
sicredi vwrt
previous arrow
next arrow