TRE-PA celebra marco histórico: Pará é o primeiro estado brasileiro a concluir cadastro biométrico
Com cerimônia realizada recentemente na cidade de São Miguel do Guamá, presidente do TRE do Pará desembargador Roberto Moura celebrou a marca histórica de cobrir todo o Estado do Pará com o cadastro biométrico obrigatório. O Parsainafrente e o primeiro Estado brasileiro a ter a biometria concluída, garantindo que nas próximas eleições os eleitores paraenses sejam identificados através de suas digitais.
Entre os magistrados que compõem o TRE do Pará, estocapanemense Alexandre Buchacra que participou parte do processo juntamente com os outros integrantes da corte e por coincidência o primeiro passo dado para o cadastramento biométrico se deu em Capanema, marcando um fato histórico que coloca o município em destaque no cenário nacional.
Para que o reconhecimento fosse tornando público, o TRE-PA, conforme suas diretrizes e bases, condecorou os magistrados e outras pessoas com certificação alusiva à culminância do processo que dá respaldo ao tribunal para que em 2020 a eleição seja totalmente biometrizada.
Na opinião de Alexandre Buchacra, Juiz Federal Titular do TRE-PA, ter o município de Capanema como o primeiro a receber o processo biometrizado motivou a celebrar com todos os seus pares, pois o trabalho foi duro porém compensador. O processo de biometria no Estado do Pará teve início no município de Capanema, o primeiro a ter todos os eleitores identificados através de sua digital para exercer um livre e consciente direito de votar e escolher os seus governantes, explicou o juiz.
O desembargador Roberto Moura, que em determinada ocasião trabalhou em Capanema como Juiz de Direito, resume o processo de conclusões ressaltando a importância desse sistema, que bastante segurou uma grande satisfação em encerrar esse trabalho que começou há 10 anos ainda na gestão do desembargador Maroja, sendo importante registrar que o fazemos dois anos antes do estabelecido pelo TSE. Aproveito para parabenizar todos os servidores que estiveram nessa missão, pois essa é uma vitória de todos nós.
Nacerimônia em que o TRE entregou as certificações estavam presentes além dos desembargadores e juízes, pessoas que também contribuíram efetivamente para os serviços agora concluídos.
Por Portal Capanema
Fonte Paulo Vasconcellos/Jornal de Capanema com adaptações
Fotos Divulgação
Nosso Whatsapp
Clique aqui