Todos os estabelecimentos devem cobrar comprovantes de vacina no Pará
Entrou em vigor nesta segunda-feira (6) o Decreto Estadual 2044/2021 que instituía Política Estadual de Incentivo à vacinação contra a Covid-19 no Pará e a obrigatoriedade para que todos os estabelecimentos exijam comprovante de vacinação.
Todos os estabelecimentos abertos ao público serão obrigados a exigir comprovante de vacinação de seus frequentadores. A obrigatoriedade alcança cinemas, teatros, clubes, bares, restaurantes, academias, igrejas, casas de shows, equipamentos turísticos, eventos esportivos, entre outros.
Em caso de descumprimento da regra, as sanções podem alcançar estabelecimentos e clientes. Elas vão desde advertência até a possibilidade de embargo e fechamento do local, além de multa de R$50 mil para pessoa jurídica e a partir de R$150 para pessoa física, que pode ser duplicada em caso de reincidência.
Réveillon
O Governo do Pará recomenda que os municípios do estado liberem festas de réveillon se 70% da população estiver vacinada. Se essa meta for atingida, não haverá restrições de público para estabelecimentos comerciais privados ou espaços abertos ao público. Cada prefeitura deve fazer as considerações específicas antes de liberar qualquer evento.
Estádios
A partir desta segunda-feira (6), está permitido que os estádios de futebol, ginásios e arenas esportivas passem a receber 100% de público. O novo decreto tem como meta estimular a imunização da população, já que apenas pessoas com ciclo vacinal completo poderão frequentar os locais.
Aplicativo
Um novo aplicativo foi lançado pelo governador durante o pronunciamento. O Passaporte da Vacina, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação Prodepa, será o aplicativo oficial do Estado e estará a serviço da população para facilitar a emissão do certificado nacional de vacinação e para realizar a validação deste certificado, principalmente em locais onde há exigência de apresentação da carteira que comprova que o indivíduo tomou as duas ou três doses da vacina contra a Covid-19.
Nosso Whatsapp
Clique aqui