
Impacto do tarifaço de Trump no Brasil: 726,7 mil empregos em risco
As engrenagens da economia mundial estão em constante movimento, e quando uma potência como os Estados Unidos decide alterar suas regras, os impactos são sentidos em todo o globo. É exatamente esse cenário que se desenha para o Brasil diante do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros.
De acordo com um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a medida pode resultar na eliminação de 726,7 mil postos de trabalho em apenas um ano, além de reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) em 0,26%. Os setores mais atingidos seriam o de serviços, indústria, comércio e agropecuária.
No cenário mais pessimista, no qual não haveria redirecionamento dos produtos afetados para outros mercados, as sobretaxas de 50% sobre os produtos brasileiros teriam um impacto significativo na economia nacional. Segundo a análise, as exportações impactadas pelas sobretaxas poderiam totalizar US$ 14,5 bilhões, resultando em perdas de valor adicionado, massa salarial e arrecadação de impostos no país.
Fonte: dol.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui