SEMED E GTO DA POLáCIA MILITAR DE CAPANEMA REALIZAM MISSáƒO IMPOSSáVEL.
Na direção da Creche Municipal Irmã Almerinda Martins da Costa, a dedicada professora Elodia Pereira Tavares identificou uma aluninha de 04 anos que entrava em pânico ao ouvir sirene da polícia, avistar uma viatura ou mesmo um policial. A reação era sempre a mesma: gritos, diarreia, vômito e recusa de sair de casa, mesmo para a creche, até desmaiar. O psicólogo da SEMED, Dr. Carlos Costa, foi acionado pela diretora e, após alguns atendimentos, identificou que a criança, em uma viagem com a família para outro município, havia presenciado cenas de abordagem policial do GTO daquela localidade e a reação violenta de alguns bandidos. Em resposta adequada do Policiamento. E justamente por isso a criança havia desenvolvido um trauma. Fardas, viaturas, sirenes e vozes graves masculinas. Durante as sessões que se seguiram ao diagnóstico foram desenvolvidas estratégias de aproximação, resgate da autoconfiança, interação com a coletividade, participação e instrução familiar e atividades coletivas com toda a creche.
Todo esse preparativo exigia agora um componente Militar para amenizar o problema. E através da parceria da SEMED com o 11º Batalhão de Polícia Militar de Capanema, uma ajustada e perfeita interação entre a Secretária Professora Socorro Resueno e o Ten. Cel. PM Robson Martins de Oliveira, Comandante do 11º BPM, e o Comandante Maj. PM Antonio Carlos Silva Souza, foi montada uma verdadeira e cuidadosa Operação Tática para debelar o problema. Uma unidade do GTO (Grupamento Tático Operacional) de Capanema, sob o comando do Ten. Disson Jr., acompanhado por Cb. Meneses, Cb. F. Jesus, Sd. Freitas, Sd. Braga sob instrução e acompanhamento do Psicólogo da SEMED, trocaram as armas e coletes pelos gorros e barbas de Papai Noel e fardados, foram até a creche para uma prova de fogo, ganhar a confiança e o carinho da aluninha. E a operação foi bem-sucedida. Na verdade foi uma festa, pois as estratégias foram bem desenvolvidas. Os policiais fardados foram doces, amáveis e foram orientados a ficar ajoelhados do tamanho das crianças, que ganharam chocolates dos policiais num verdadeiro e animado caça ao tesouro. Os PMs cantaram, dançaram e brincaram com as crianças e seus familiares. Ouviram o coral das crianças, dos professores, todos de gorro de Papai Noel e no final se deliciaram com um maravilhoso lanche. Os pais ficaram muito felizes por essa interação. O Gran finale aconteceu quando foram convidados a enfeitar a viatura com as crianças. As crianças subiram na viatura, amparadas pelos PMs, foram fotografadas ao lado dos pais, dos policiais e em cima da viatura. A aluninha estava entre eles. Uma nova concepção de Polícia gentil com as crianças, amiga das famílias e protetora da sociedade começou a ser restabelecida na cabecinha daquela criança. Foi um longo caminho, mas que valeu a pena, sempre prevalece – afirmou o Psicólogo.
A ideia de aproveitar o Natal, chocolate, presentes, os pais e a comunidade escolar para resolver esta questão foi uma ideia genial do Psicólogo, que recebeu o comando da PM sensibilizado pelos resultados. “Ficamos felizes em fazer parte da solução”, disse o Ten. Disson Jr.
Muito radiante, a Secretária Socorro Resueno comemora: Educação de qualidade, isso é fazer investimentos, estabelecer parcerias, quebrar paradigmas e resolver problemas. Sou Feliz pela equipe que tenho, nosso psicólogo muito competente.
VEJA MAIS IMAGENS
Nosso Whatsapp
Clique aqui