Reforma destrói painel de quase 50 anos da Igreja Matriz em Capanema
A demolição de um painel com quase 50 anos, que ficava no altar da Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Igreja matriz de Capanema, tem chamado atenção pela quantidade de postagens e comentários nas redes sociais, por diversos Capanemenses que repudiaram a ação que simplesmente destruiu uma das principais marcas de um período auge do catolicismo em Capanema. O painel vindo da Itália foi projetado pelo saudoso Frei Hermes.
Segundo as redes sociais da Paróquia, a destruição deu inicio no 09/01/2023 e ao que tudo indica a ordem de demolir partiu do então pároco, Frei Gildo. Na publicação que anuncia o inicio da “reforma”, um grande debate, onde muitos condenam e outros, tentam justificar o ato como uma melhoria para o templo.
O Professor Doutor em História, Luciano Demétrius, também publicou: “Patrimônio histórico de Capanema:
Sempre vítima da demolição, esquecimento e da prevalência do tempo presente (presentismo).” disse em uma de suas redes sociais.
Outro historiador disse que nenhuma construção moderna – por mais grandiosa e bela que seja, pode superar a beleza de um patrimônio histórico que marca a identidade de uma construção que remonta o período tão forte para os católicos capanemenses. “Nunca haverá nenhuma arquitetura que possa recompensar quase 50 anos de história. Quem aceitou essa barbárie, ou concorda com ela, realmente não tem amor a sua própria origem histórica”, disse.
“A necessidade de protegermos a memória existe porque a memória faz parte da gente, e nós nos reconhecemos na cidade e tudo que há nela. Quanto mais distantes ficamos desses referenciais, ficamos mais distantes da cultura e da história”, afirmou o ex acadêmico de História pela UFPA, Anderson Cavalcantti.
Imagens: Facebook Paróquia.
Nosso Whatsapp
Clique aqui