Prefeitura de Nova Timboteua realiza caminhada em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
a href=”https://www.portalcapanema.net/wp-content/uploads/2019/05/POR_3451.jpg”>
Na manhã desta sexta 17 a Prefeitura Municipal de Nova Timboteua com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar realizaram grande caminhada que reuniu os alunos das escolas municipais, estaduais e servidores públicos. A Prefeita Socorrinha Pinheiro participou do evento ao lado de secretários e vereadores. O objetivo foi a Conscientização da importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
a href=”https://www.portalcapanema.net/wp-content/uploads/2019/05/POR_3525.jpg”>
Conhecendo um pouco sobre A Origem desse Dia
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000. O Caso Araceli, como ficou conhecido, ocorreu há 43 anos, mas situações semelhantes ou iguais a essa acontecem diariamente e geralmente dentro da nossa própria casa e nem percebemos.
VEJA MAIS IMAGENS
Abuso Sexual e Exploração Sexual: entenda a diferença
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual quando se paga para ter sexo com uma pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual. Todos os anos, a Secretaria de Assistência Social de Boqueirão do Piauí realiza essa ação que mostra preocupação com a causa e com as crianças e adolescentes do nosso município. Não se cale diante desse crime, denuncie através do DISQUE 100, em caso de denúncia a identidade do denunciante é preservada.
Nosso Whatsapp
Clique aqui