Paraná dará auxílio de R$ 1 mil a famílias afetadas por desastres naturais

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sancionou uma lei para oferecer apoio financeiro emergencial a famílias atingidas por desastres naturais no território paranaense. A lei sancionada na quarta-feira prevê a primeira destinação do auxílio para Rio Bonito do Iguaçu, cidade atingida por um tornado na última sexta-feira. Segundo o governo, o programa Auxílio Paraná tem o intuito de realizar pagamentos de R$ 1 mil por até seis meses a famílias com renda de até três salários mínimos e que tenham sido afetadas por desastres naturais, ou seja, perdido parcial ou totalmente a moradia, sofrido prejuízos significativos ou ficado desabrigadas. O pagamento deve ser feito diretamente ao responsável familiar por meio de uma transferência bancária ou outro formato definido em regulamento. O projeto também prevê que o valor do benefício e o prazo de pagamento sejam reajustados ou prorrogados conforme a gravidade da situação.
A medida será coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família com base nas informações e cadastros da Defesa Civil do estado. Até terça-feira, mais de famílias em situação de vulnerabilidade social foram cadastradas. Além do atendimento emergencial à cidade atingida pelo tornado, o programa também poderá ser acionado em qualquer outro município paranaense que registre situação de calamidade pública ou emergência reconhecida oficialmente pelo governo.
Segundo o governador, o programa surgiu como uma política de acolhimento e reconstrução. “Muita gente precisa se reerguer. Esse recurso ajuda a comprar itens básicos e buscar a retomada da normalidade”, ressaltou Ratinho Junior. O tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, deixou um rastro de destruição.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui




