Pará: operação contra atuação de facções e milícia no transporte clandestino prende 10 pessoas

A Polícia Civil do Pará prendeu pessoas na manhã desta quarta-feira na operação Passe Livre. O delegado Augusto Potiguar, titular da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), disse que a ação foi feita para combater facções e milicianos que exploravam o transporte clandestino no estado. As prisões ocorreram em Belém, Castanhal, Ananindeua, São Miguel do Guamá, Tracuateua, Salvaterra e nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso.
A investigação iniciou no ano de 2020, quando uma vítima procurou a Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC) para denunciar que estava sofrendo extorsões de uma cooperativa de vans irregulares a mando de uma facção criminosa. “Em razão disso, nós instauramos um procedimento policial para apurar esses fatos e conseguimos comprovar que realmente havia atuação da facção criminosa nas extorsões a motoristas de vans”, destacou o delegado Erir Ribeiro, responsável pela investigação.
De acordo com o delegado, o lado mais violento da organização criminosa realizava ameaças aos motoristas e mandava quebrar os carros. “Mediante essas informações, foram efetuadas medidas investigativas e nós conseguimos verificar um montante patrimonial que eles movimentavam, sendo deferido ainda o bloqueio financeiro de valores e de bens. Com os suspeitos foram apreendidos cinco veículos automotores, cinco motocicletas e telefones celulares que serão periciados. Houve ainda o bloqueio de recursos nas contas de alguns dos investigados. Todos os presos foram”
liberados para prestar depoimento e responder às acusações de extorsão e associação criminosa. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e combater a atuação dessas facções e milícias no transporte clandestino do estado. A população pode colaborar com informações denunciando atividades criminosas através do Disque-Denúncia, mantendo a segurança e a ordem pública no Pará.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui





