Mais de 43 mil pessoas aguardam perícia do INSS no Pará, com espera média de 76 dias

Pará acumula mais de 2 mil perícias médicas pendentes desde outubro, procedimento necessário para benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, o estado tem um tempo médio de espera de dias. Em setembro, havia requerimentos na fila.
Advogados previdenciários apontam que a demora pode impactar de diversas formas, desde o agravamento da saúde dos trabalhadores até o impacto financeiro. Em comparação com anos anteriores, houve um aumento significativo no número de solicitações de benefícios por incapacidade.
Regiões Norte e Nordeste concentram maior número de pessoas aguardando avaliação, em comparação com o restante do país. O advogado previdenciário Pedro Carvalho, de Belém, observa que o aumento nos pedidos nos últimos meses reflete-se no acúmulo de perícias agendadas.
O governo, por sua vez, vem realizando revisões nos benefícios mais antigos e concedidos por incapacidade. Além disso, encerrou um programa que oferecia bônus aos servidores do INSS para agilizar os processos, alegando falta de recursos para continuar.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui





