João de Jesus Paes Loureiro é eleito para a cadeira nº 9 da Academia Paraense de Letras

O escritor, poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro foi eleito para ocupar a cadeira de número 1 da Academia Paraense de Letras (APL), que tem como patrono Josué Coelho da Gama e Abreu, o Barão de Marajó. O último ocupante da cadeira foi o professor Edson Franco, falecido em julho de 2021.
Considerado um dos mais importantes intelectuais da Amazônia, Paes Loureiro é poeta, prosador, ensaísta, romancista, ficcionista, teatrólogo e professor. A eleição foi celebrada por membros da APL, que destacaram a relevância de sua obra para a cultura paraense e brasileira. A escolha teve parecer favorável da acadêmica Betânia Fidalgo Arroyo e dos acadêmicos Ernane Malato e Sandoval Alves, que ressaltaram de forma unânime os méritos do novo imortal.
A Comissão Eleitoral foi composta por Antônio José Mattos (presidente), Cláudio Guilhon e Benedito S. Paes Loureiro, professor de Estética e Arte, mestre em Teoria da Literatura e Semiótica pela PUC Unicamp e doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne. A produção literária de Paes Loureiro é marcada pela originalidade e pelo mergulho na oralidade cabocla, na cultura ancestral e no imaginário popular amazônico, dialogando com temas universais e existenciais.
Entre as participações de destaque do escritor estão a exposição de poemas visuais na X Bienal de São Paulo e a presença na mostra “A Vanguarda Visual Brasileira” anos depois da Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui