
Eleições Cruciais no Iraque: Desafio para o Primeiro-Ministro e para o Sistema Democrático
As eleições no Iraque representam um teste crucial para o primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani e para um sistema político visto pelos jovens do país como enriquecedor apenas para os que já estão no poder. Muitos eleitores comuns estão desiludidos com a experiência democrática que começou há anos no país após a queda do ditador Saddam Hussein. Eles temem que o próximo líder trará corrupção, desemprego e serviços públicos precários.
Os iraquianos também criticam os partidos políticos e grupos armados que disputam a vasta riqueza petrolífera do país e distribuem empregos para seus aliados. A nova geração de candidatos, muitos com menos de 40 anos, busca desafiar o domínio político das antigas redes de poder, prometendo melhorias nos serviços públicos, combate à corrupção e fortalecimento da autoridade estatal.
A Coalizão Estado de Direito, liderada pelo político, é uma das forças principais nessas eleições, reunindo diversos partidos xiitas e destacando-se por impulsionar projetos de reconstrução e cultivar boas relações tanto com o Irã quanto com os Estados Unidos, principais aliados estrangeiros do Iraque.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui





