Investigação aponta que pilotos desligaram o motor errado em acidente aéreo na Coreia do Sul

Investigação sobre acidente aéreo da Jeju Air revela erros humanos – Os resultados iniciais de uma investigação sobre o acidente aéreo da Jeju Air, que deixou mortos em dezembro do ano passado na Coreia do Sul, mostraram que, embora os dois motores do avião tenham sofrido ataques de pássaros, os pilotos desligaram o motor menos danificado pouco antes do pouso forçado. A descoberta, que implicou em erros humanos, gerou protestos rápidos e veementes de familiares e colegas das vítimas, que acusam as autoridades de tentar transferir a responsabilidade pelo desastre para os pilotos mortos.
Adiamento da divulgação dos resultados – O Conselho de Investigação de Acidentes Ferroviários e de Aviação da Coreia do Sul planejou inicialmente divulgar os resultados da investigação dos motores do avião no último sábado, mas foi forçado a cancelar a coletiva de imprensa diante dos fortes protestos dos parentes das vítimas do acidente. Eles foram informados das descobertas no início do dia, de acordo com funcionários do governo e familiares dos mortos. “Se eles querem dizer que a investigação foi feita de maneira confiável e independente, deveriam ter apresentado evidências que sustentassem sua explicação”, disse Kim Yu-jin, chefe de uma associação de famílias que perderam seus entes queridos.
Detalhes do acidente e suas consequências – O Boeing 737-800, operado pela Jeju Air, aterrissou de barriga para baixo, sem o trem de pouso acionado, no Aeroporto Internacional de Muan, no sul da Coreia do Sul, em dezembro de 2021. Após ultrapassar uma pista, bateu em uma estrutura de concreto e explodiu em chamas. Foi o desastre mais mortal da história da aviação da Coreia do Sul em décadas, e apenas duas pessoas a bordo sobreviveram. Familiares das vítimas ressaltam que não estão ressentidos com os pilotos.
Fonte: oliberal.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui