IFPA abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado; confira como se inscrever
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) abriu nesta quinta-feira, 26, o período de inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU). No total, são mais de 6 mil vagas. As inscrições vão até o dia 27 de novembro e os interessados devem realizar a inscrição pelo site da IFPA. São 2744 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 2160 para os Cursos Técnicos Subsequentes e 2099 para Cursos Superiores de Graduação. No processo de inscrição é cobrada uma taxa de R$40. Entretanto, pode ser solicitado a isenção da taxa até às 23h59 do dia 06 de novembro. A isenção é direcionada aos candidatos que possuem o Número de Identificação Social (NIS) e pertencem a família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. Sobre as vagas, 50% são reservadas aos candidatos egressos de escola pública e constituem o sistema de cotas. Os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.
Vagas direcionadas aos campi: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia. Os cursos técnicos integrados são regulares com duração de até quatro anos e que podem ser realizados simultaneamente ao Ensino Médio. A formação técnica para os alunos concluintes do Ensino Fundamental.
Segundo o IFPA, a seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas e conceitos obtidos no 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os cursos técnicos subsequentes são destinados aos estudantes que concluíram o Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, baseada nas notas recebidas no 1º e 2º ano do segundo grau, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Com relação à Graduação, a avaliação será com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir dos testes de 2020 até 2023. O processo seletivo será composto por cinco fases: inscrição, homologação das inscrições, seleção e classificação dos candidatos, heteroidentificação e habilitação de matrícula.
Fonte: O Liberal
Nosso Whatsapp
Clique aqui