Governo do Pará assina protocolo de intenções para instalação de fábrica de cimento em São João de Pirabas
Omunicípio de So João de Pirabas na Região de Integração Rio Caeté futuramente será sede de uma fábrica de cimento, o que vai trazer desenvolvimento econômico e social para a região. O anúncio foi feito pelo governador do Estado Helder Barbalho durante assinatura do protocolo de intenções entre o Governo e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) nesta quinta-feira, 29, no Palácio dos Despachos em Belém. A CSN deve investir mais de R$1 bilhão na indústria, que deve gerar cerca de 12.500 novos empregos diretos e indiretos na região. Será a maior fábrica para a região. Serão mais de 125 mil empregos na instalação e 25 mil empregos quando a fábrica estiver funcionando. Isso vai garantir o oferta de produto para o desenvolvimento da construção civil e claro para a região dos algodoal para que possa crescer e se desenvolver. A CSN chega ao Pará ampliando seu leque de grandes empresas e projetos que fazem com que nosso Estado possa ter desenvolvimento de modo que possamos garantir o seu crescimento, ressaltou o governador Helder Barbalho.
Foto: Marco Santos/AgPa
A escolha de So João de Pirabas para sediar a indústria deve-se ao forte vocação do município para produção de cimento. Quando a fábrica estiver instalada, a CSN acredita que a produção será de dois milhões de toneladas do produto por mês, que deverá ser exportado para Belém e outros municípios do Estado. A ideia é utilizar o modal hidroviário para escoar a produção, que terá 100% de mão de obra local. Esta fábrica representa apenas o começo dos investimentos que a CSN pretende trazer para o Estado. Futuramente também pretendemos investir na mineração, que é a grande vocação do Pará, ressaltou Marconi Perillo, consultor da CSN.
Foto: Marco Santos/AgPa
Presente na solenidade, o prefeito de So João de Pirabas Antônio das Mercês disse que a instalação da indústria representará um novo tempo na cidade. Esta assinatura é um marco para o município porque vamos gerar emprego e renda. Temos poucas empresas na região, então para se ter uma ideia, 70% da população depende das vagas na prefeitura, mas a partir da instalação da fábrica teremos novas oportunidades, disse. Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) Alex Carvalho, a escolha do Estado para sediar a fábrica vai movimentar a cadeia produtiva do cimento. Essa fábrica vai triplicar a oferta de cimento no Pará, isso gera uma expectativa muito promissora de desenvolvimento e geração de emprego e renda com uma oferta ampla e barateamento do preço do cimento na construção civil, observou Carvalho.
O município de So João de Pirabas fica a 192 quilômetros de Belém e possui mais de 23 mil habitantes. As principais atividades econômicas são pesca, agricultura e turismo. O governo do Estado recebe com muito entusiasmo a instalação da fábrica, pois ela vai gerar novos tributos e emprego renda para o município, que é considerado um dos principais polos cimenteiros do Estado, destacou Carlos Augusto Neto secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. Fonte: Governo do Pa
Nosso Whatsapp
Clique aqui