home NOTÍCIAS 2.855 views #

Governo do Estado apresentou o Programa PARA2030, em Capanema

O Evento contou com o apoio da Prefeitura de Capanema e do SEBRAE


O Governo do Estado apresentou nesta terça-feira(14), no Auditório Frei Leonidas Vavassori, em Capanema a palestra sobre o Programa PARA2030, que é um plano estratégico elaborado pelo governo do estado, com o apoio da Prefeitura de Capanema e Sebrae Capanema, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico sustentável, impulsionado por investimentos em setores de negócios escolhidos pelos seus fortes potenciais econômicos.


A apresentação da Palestra foi executada pelo secretário de desenvolvimento Econômico do Estado Adnan Demachki, depois da apresentação o público presente que contou com a participação de vários prefeitos da região, fez perguntas sobre o programa. O Evento ofereceu um coffe break ao lado no salão paroquial, onde, cerca de 11 secretarias e órgãos do estado estiveram presentes para ouvir as demandas locais de prefeitos, secretários municipais e empresários da região.

Sobre o Programa PARA2030

A verticalização dos recursos naturais do Pará é a base do projeto “Pará 2030”, promovido pelo Governo do Estado, para dinamizar a economia em bases sustentáveis, gerando mais emprego e renda para a população em todas as regiões paraenses. O Programa foi lançado pelo governador do Estado, Simão Jatene, oficialmente em julho de 2016, iniciando uma série de ações decisivas para superação de gargalos históricos com foco na potencialização de segmentos econômicos vocacionais do território local, como o agronegócio, agricultura familiar, pesca, aquicultura, florestal, biodiversidade, mineração, serviços ambientais, logística, energia, turismo e gastronomia.

O Pará 2030 foi construído por meio de metodologia participativa, formatado em doze oficinas de trabalho com a participação de cerca de 130 profissionais especializados de cada órgão, além de realização de mais de 50 entrevistas com organizações.

Todas as secretarias ligadas ao setor produtivo do Estado foram envolvidas e seus planejamentos estratégicos foram considerados. Para a formatação, 55 casos de sucesso internacionais foram estudados e 42 perfis de investidores potenciais foram mapeados pela equipe especializada, além da realização de visitas técnicas em três unidades de concessões e PPP de sucesso no Brasil.

“Diagnosticamos vinte e três oportunidades de valor e elegemos doze prioritárias, com foco em um crescimento da economia paraense em torno de 5.3% ao ano, para que até 2030 possamos igualar a renda per capita do Pará à da média nacional”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki. “Além disso, o Pará 2030 é um planejamento dinâmico e como tal, leva em consideração as contribuições de todos nele envolvidos”, acrescenta.

Entre as ações estão o investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacitação técnica, melhoria dos métodos de produção e atração de novos negócios. A coordenação dos estudos e discussões para implantação é da Sedeme em parceria com a consultoria empresarial da McKinsey, especializada em projetos estratégicos.

Com informações do Gov. do Estado

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO:


2.855 viewsPublicado por: Portal Capanema | em: 14/02/2017
COMENTE:
rgr capanema1
rgr capanema1
previous arrow
next arrow
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
ANUNCIE NO PORTAL CAPANEMA
previous arrow
next arrow