Governo do Estado apresentou o Programa PARA2030, em Capanema
a href=”https://portalcapanema.net/wp-content/uploads/2017/02/IMG_5514.jpg”>
O Governo do Estado apresentou nesta terça-feira 14 no Auditório Frei Leonidas Vavassori em Capanema a palestra sobre o Programa PARA 2030 que é um plano estratégico elaborado pelo governo do estado com o apoio da Prefeitura de Capanema e Sebrae Capanema com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico sustentável impulsionado por investimentos em setores de negócios escolhidos pelos seus fortes potenciais.
A apresentação da Palestra foi executada pelo secretário de desenvolvimento Econômico do Estado Adnan Demachki. Depois da apresentação o público presente, que contou com a participação de vários prefeitos da região, fez perguntas sobre o programa. O Evento ofereceu um coffe break ao lado no salão paroquial onde cerca de 11 secretarias e órgãos do estado estiveram presentes para ouvir as demandas locais de prefeitos, secretários municipais e empresários da região.
Sobre o Programa PARA 2030
A verticalização dos recursos naturais do Pará baseado no projeto Par 2030 promovido pelo Governo do Estado para dinamizar a economia em bases sustentáveis gerando mais emprego e renda para a população em todas as regiões paraenses. O Programa foi lançado pelo governador do Estado Simão Jatene oficialmente em julho de 2016, iniciando uma série de ações decisivas para superação de gargalos históricos com foco na potencialização de segmentos econômicos vocacionais do território local como o agronegócio, agricultura familiar, pesca, aquicultura, florestal, biodiversidade, mineral, serviços ambientais, logística, energia, turismo e gastronomia.
O Par 2030 foi construído por meio de metodologia participativa formatado em doze oficinas de trabalho com a participação de cerca de 130 profissionais especializados de cada área, além de realização de mais de 50 entrevistas com organizações.
Todas as secretarias ligadas ao setor produtivo do Estado foram envolvidas e seus planejamentos estratégicos foram considerados. Para a formatação 55 casos de sucesso internacionais foram estudados e 42 perfis de investidores potenciais foram mapeados pela equipe especializada, além da realização de visitas técnicas em três unidades de concessões e PPP de sucesso no Brasil.
Diagnosticamos vinte e três oportunidades de valor e elegemos doze prioritárias com foco em um crescimento da economia paraense em torno de 53 ao ano para que até 2030 possamos igualar a renda per capita do Pará à média nacional, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia Sedeme Adnan Demachki. Além disso, o Par 2030 é um planejamento dinâmico e como tal leva em consideração as contribuições de todos nele envolvidos, acrescenta.
Entre as ações estão o investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacitação técnica, melhoria dos métodos de produção e atração de novos negócios. A coordenação dos estudos e discussões para implantação da Sedeme em parceria com a consultoria empresarial da McKinsey especializada em projetos estratégicos.
Com informações do Gov do Estado
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO
Nosso Whatsapp
Clique aqui