SOBRE O PORTAL            EQUIPE            CONTATO

Estudo aponta opção de tratamento para cá¢ncer no pênis

O estudo aponta que os homens das regiões Norte e Nordeste do Brasil tem mais chances de desenvolverem a doença.
71 views

Em tempos de pandemia, onde o assunto mais falando são os sintomas e efeitos do novo coronavá­rus no corpo humano, outras doenças passam despercebidas. Principalmente entre os homens, que em média se cuidam menos que as mulheres. በo que aponta estudos do Laboratório Santa Luzia e pela Lá¢mina Medicina Diagnóstica, que mostram que eles fazem quase 24% menos exames que as mulheres. O relatório foi divulgado em novembro de 2020.

Entre as doenças que passam despercebidas relação aos cuidados pelo homens, está¡ algumas muito agressivas, como o cá¢ncer de páªnis. Um tipo raro de cá¢ncer, principalmente nos paá­ses desenvolvidos, onde representa apenas cerca de 0,5% das neoplasias malignas em homens. Porém, em paá­ses em desenvolvimento, como o Brasil, o cá¢ncer de páªnis tem uma maior incidáªncia. 

De acordo com o Instituto Nacional de Cá¢ncer (Inca), em 2018, foram registradas 454 mortes pela doença no paá­s. No Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de cá¢ncer que atingem os homens, sendo mais comum nas regiáµes Norte e Nordeste.

Na maioria dos casos, a doença acomete homens com mais de 50 anos, e os principais fatores de risco são a fimose (estreitamento do prepúcio), baixas condições socioeconá´micas e de instrução, e as infecções, como a causada pelo HPV.

Esse tipo de cá¢ncer é muito agressivo. Quando o diagnóstico é realizado em fases iniciais da doença, o tratamento envolve cirurgia da lesão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 1 mil a 1,5 mil amputações do órgão são realizadas no Brasil anualmente. Porém, cerca de 30% desses pacientes apresentam recorráªncia da doença após o tratamento inicial, não sendo mais possá­vel, em boa parte dos casos, a realização de tratamento local. Somados a esses pacientes, cerca de 10% dos pacientes se apresentam com doença metastá¡tica ao diagnóstico.

O tratamento dos pacientes em fase avançada da doença, tanto na recorráªncia ou na doença metastá¡tica ao diagnóstico, é a quimioterapia sistáªmica. Infelizmente, o tratamento sistáªmico com quimioterapia não apresentou avanços na medicina há¡ décadas e a taxa de resposta a esse tratamento é ainda muito abaixo do esperado, acarretando em pobre sobrevida.

Com o objetivo de buscar um tratamento mais eficaz para pacientes com cá¢ncer de páªnis em fase avançada, um grupo de cientistas brasileiros está¡ realizando o estudo clá­nico Hercules. 

A investigação de um novo tratamento para esse tipo de tumor é um dos desafios do Grupo Latino-Americano de Oncologia Cooperativa (Lacog) em parceria com oncologistas brasileiros. O Estudo Hercules, um ensaio clá­nico de fase II, multicáªntrico, está¡ investigando a eficá¡cia da combinação de imunoterapia com quimioterapia como uma nova opção terapáªutica para o tratamento do cá¢ncer de páªnis em pacientes com doença avançada.

Segundo os pesquisadores, o objetivo é avaliar a combinação de uma nova terapáªutica em pacientes com cá¢ncer de páªnis avançado e metastá¡tico. Para muitos tipos de cá¢nceres, a imunoterapia tem sido considerada tratamento padrão, mostrando eficá¡cia e segurança, mas ainda não há¡ dados sobre seus resultados no tratamento do cá¢ncer peniano em está¡gio avançado.

Os estudos clá­nicos conduzidos pelos pesquisadores do Lacog buscam soluções para situações médicas ainda não respondidas ou pouco estudadas. Um grupo com mais de dez oncologistas vinculados a hospitais e centros de referáªncia no tratamento do cá¢ncer de páªnis no Brasil, participam do Estudo Hercules.

O estudo é aberto para a participação de pacientes nos centros de pesquisa em diversos locais no Brasil, como:

– Oncológica do Brasil (Belém, PA);                                        

– BP – A Beneficáªncia Portuguesa de São Paulo (São Paulo, SP);

Fonte: DOL

Compartilhe:
Agende uma cobertura, envie sugestões de eventos, informações, denuncias, notícias, videos e muito mais...
 Nosso Whatsapp 
Clique aqui
eletromoveisd-1
e2eb1387-1985-4d88-9213-5b36ff2f66d9
previous arrow
next arrow